Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Bispo de Caxias do Sul orienta famílias sobre celebração da Semana Santa em casa

por Isadora Helena Martins

Dom José Gislon conversou com a reportagem da Tua Rádio São Francisco e falou sobre a utilização de símbolos e acompanhamento das missas transmitidas pela internet

Foto: Divulgação

Neste domingo (05) inicia um dos períodos mais importantes para os cristãos: a Semana Santa. A partir do Domingo de Ramos até o Domingo de Páscoa a Igreja Católica relembra e celebra a trajetória da Paixão, morte e ressurreição de Jesus, mistério que constitui a base da religião.

Porém, neste ano, a pandemia do novo coronavírus, que já impossibilita a celebração das missas e aglomerações de fiéis nas igrejas, também vai impossibilitar a realização das tradicionais procissões, confissões comunitárias e encenações.

Durante entrevista na Tua Rádio São Francisco, o bispo da Diocese de Caxias do Sul, dom frei José Gislon, falou sobre o contexto que estamos vivendo: “É um momento muito forte de vida espiritual para todas as pessoas e todas as famílias que estão vivendo nesse contexto da pandemia do coronavírus, e a Semana Santa marca o coração de toda a caminhada litúrgica da vida da Igreja. Nós não queremos que as pessoas se sintam impossibilitadas de participar do momento litúrgico e da caminhada de vida e de fé; que esse isolamento social não seja também um isolamento de fé. Então, as missas serão celebradas internamente nas paróquias, e o bispo preside na Catedral, e serão transmitidas via internet e em outros meios de comunicação”.       

Dom Gislon também fez uma conexão sobre o momento em que o mundo se encontra com a Semana Santa: “É um momento difícil, não podemos negar, mas, é um momento também que nós podemos olhar para dentro de nós mesmos e tirarmos o melhor para colocar diante de Deus e a serviço da comunidade. Então, que essa Semana Santa nos encha de esperança, em que celebramos tantas coisas bonitas na nossa caminhada de fé, mas, não esquecendo que celebramos de modo especial o amor de Deus por nós”. Ouça a entrevista completa e a benção de dom José Gislon AQUI.

Para que as famílias possam bem celebrar a Semana Santa em suas casas, dom Gislon deu algumas orientações sobre símbolos que podem ser utilizados e como as missas podem ser acompanhadas:

Símbolos

Domingo de Ramos (05/04): Colocar um ramo no portão ou na porta de casa

Quinta-feira Santa (09/04): Uma vasilha com água e jarra

Sexta-feira Santa (10/04): Colocar uma cruz no portão ou na porta de casa

Sábado de Aleluia (11/04): Acender uma vela na hora da vigília com a bíblia

Domingo de Páscoa (12/04): Colocar uma toalha branca no portão ou na porta de casa  

 

Acompanhe as missas por meio de transmissão ao vivo no Facebook:

- Catedral Diocesana de Caxias do Sul: https://www.facebook.com/catedraldecaxias/

 

- Paróquia Imaculada Conceição: https://www.facebook.com/capuchinhoscaxias/

 

- Paróquia São Pelegrino: https://www.facebook.com/paroquiasaopelegrinocaxiasdosul/

 

- Paróquia Santos Apóstolos: https://www.facebook.com/SantosApostolosCaxias/

 

- Paróquia de Lourdes:

https://www.facebook.com/paroquia.delourdes.5/

 

- Paróquia Sagrado Coração de Jesus:

https://www.facebook.com/ParoquiaSCJCruzeiro/

 

- Paróquia Santa Catarina:

https://www.facebook.com/pstacatarina/

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais