Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Prefeitos da Ampla e Amesne realizam missão na Colômbia

por Ana Lúcia Jacomini

Objetivo é vivenciar experiências inovadoras em gestão pública

Uma comitiva composta por prefeitos e vice-prefeitos dos municípios que integram a  Associação dos Municípios do Planalto Médio (AMPLA) e da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE) encontra-se na Colômbia, realizando uma missão de aprendizado e troca de experiências sobre gestão pública eficiente. O objetivo macro da missão é vivenciar práticas inovadoras e bem-sucedidas que transformaram importantes cidades colombianas em referências de mobilidade urbana, políticas sociais, segurança e turismo.

A delegação brasileira é composta por diversos gestores públicos, entgre eles, Adair Barilli, Adair Zecca, Adroaldo Seben, Adenir José Dallé, Douglas Favero Pasuch, Eduardo Zamprogna Matielo, Elsa Mônica Bonito Basso, Evandro Antônio Brandalise, Evandro Carlos Kuwer, Fabíola Carla Sartori, Fernando Perin, Flavio Gabriel da Silva, Geri Angelo Macagnan, Iura Kurtz, Jairo Roque Roso, Jeanice de Freitas Fernandes e Lauro Antonio Benedetti.

A missão está focada em quatro temas principais de interesse: Mobilidade Urbana, Segurança Pública, Inovação na Gestão Pública e Intervenções Urbanas, e Inovação no Turismo. Durante a estadia na Colômbia, a delegação visitará três cidades estratégicas:

- Santiago de Cali (26/08 a 29/08): Fundada em 1535, Santiago de Cali é um centro urbano vital da Colômbia, com uma população de cerca de 2,5 milhões de habitantes. A cidade passou por um processo de reurbanização notável, que incluiu a revitalização do rio que corta seu centro. O Bulevar do Rio, um passeio arborizado repleto de atrações, foi construído ao redor do rio, transformando-o em um espaço público vibrante.

- Bogotá (29/08 a 31/08): Capital e maior cidade da Colômbia, Bogotá é uma metrópole que abriga os principais poderes do país. Além de sua relevância política, a cidade é conhecida por sua força econômica e maturidade financeira. Sua atração para empresas globais e a qualidade de seu capital humano são aspectos que chamam a atenção. A visita proporcionará uma visão ampla de como a cidade lida com seus desafios de gestão e inovação.

- Cartagena das Índias (01/09 a 03/09): Cartagena, capital do departamento de Bolívar, tem uma rica história como um dos principais portos comerciais durante o período colonial espanhol nas Américas. Atualmente, é uma cidade que combina atividades econômicas marítimas, pesqueiras e petroquímicas com um setor turístico vibrante. A experiência em Cartagena oferecerá insights sobre como equilibrar o desenvolvimento industrial e o turismo sustentável.

A delegação brasileira está absorvendo as lições aprendidas nessas cidades colombianas e trará ideias inovadoras e práticas eficientes de gestão para seus municípios. A troca de experiências visa aprimorar as políticas públicas e proporcionar um impacto positivo nas vidas dos cidadãos locais. Os brasileiros devem iniciar o regresso ao Brasil no próximo domingo, 03/09, e a previsão de chegada ao aeroporto de Porto Alegre é na manhã de segunda-feira, 04/09.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais