Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Vereadores aprovam projeto de lei que reconhece a Praça Dante Alighieri como patrimônio imaterial

Baixar Áudio por Pablo Ribeiro

Projeto da vereadora Denise Pessôa (PT) irá para a sanção do prefeito

Foto: SSPPS/Divulgação

O Legislativo caxiense aprovou, por maioria de votos, na sessão ordinária da última terça-feira (27/04), o projeto de lei que reconhece a Praça Dante Alighieri como patrimônio cultural de natureza imaterial do município de Caxias do Sul. Idealizado pela vereadora Denise Pessôa (PT), o texto justifica que se trata do espaço público mais antigo e tradicional da cidade, com planta definida desde os primórdios da ocupação do território local. Apenas o vereador Elizandro Fiuza (Republicanos) votou contra.

Conforme a autora do projeto, pela sua antiguidade, e por ter desde o início da colonização sido o palco de uma série de eventos marcantes na vida comunitária, sediando, inclusive várias edições das primeiras Festas da Uva, a praça está carregada de memórias e tradições, que devem ser preservadas mesmo diante do progresso acelerado da cidade. “Esse projeto veio na esteira daquele debate em função da possível reforma lá em 2019, ainda no governo do ex-prefeito Daniel Guerra, em que foram apresentadas várias alterações importantes da praça, e que foram bastante questionadas. Nesse debate, faltavam elementos para a preservação da praça”, disse a vereadora.

Em declaração de voto, o vereador Felipe Gremelmaier (MDB) também relembrou a possibilidade da reforma da praça em 2019. “A gente sabe o quanto foi complicado e tenso esse momento em que se pensou em alterar a configuração da praça. Tenho certeza que a iniciativa da vereadora Denise é muito importante, até porque revitalizar é muito diferente de alterar, e essa iniciativa proíbe a alteração da configuração da praça, porque é um marco histórico”, disse.

O vereador Lucas Caregnato (PT) também destacou a importância do projeto. “São ações importantes, não só na Praça Dante, como em outras praças, para que nenhum governo ou nenhum gestor com justificativas estapafúrdias, queiram modificar ou agredir a história da nossa cidade”, disse.

O projeto agora segue para sanção do prefeito Adiló Didomemico (PSDB).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais