Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Candidatos dão início, oficialmente, à campanha eleitoral de 2020

Baixar Áudio por Camila Agostini

Postulantes aos cargos de prefeito e vereadores têm até 13/11 para conquistar o voto dos eleitores

Foto: Divulgação

Encerrado o período para o registro das candidaturas, iniciou neste domingo, 27/09, a campanha eleitoral 2020. Este ano, o início da propaganda eleitoral foi transferido para o dia 27/09, em razão de a pandemia de Covid-19. O dia de votação para os municípios em que não há segundo turno, como é o caso de Marau, por exemplo, foi adiado para o dias 15/09. 

Este ano, os brasileiros vão às urnas para eleger prefeitos e vereadores. Em Marau, três chapas concorrem ao Poder Executivo. Em ordem alfabética, Antonio Luís Dall’Acqua (Progressistas), que tem como candidato a vice, Jair Roy (Progressistas), concorrem pela coligação, Inova Marau, formada pelos partidos, PTB / PSL / Progressistas - PP / REPUBLICANOS / DEM / PODE; Iura Kurtz (MDB), que tem como candidato a vice, Rui Gouvêa (PSB), concorrem pela coligação Marau no Caminho Certo, composta pelas siglas PSB / PSC / PL / MDB / PSD; e Valdecir Filippi (PSDB), que tem como candidato a vice, Carlos Alberto Alves (PSDB).

As informações constam no site da Justiça Eleitoral. Até a manhã deste domingo, 27/09, a lista de candidatos ao Legislativo, era composta de 54 nomes. Veja aqui a lista completa. As informações detalhadas com fotos de cada candidato está disponíve em http://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/municipios/2020/2030402020/87378/candidatos.  A partir da publicação do edital, os partidos têm dois dias para encaminhar registros individuais, caso, eventualmente, algum nome escolhido em convenção não tenha sido inscrito. E, ainda, há a possibilidade de viabilizar, até 30 dias antes da Eleição, pedido de vaga remanecente.  

Conforme consta no site do Tribunal Superior Eleitoral, a propaganda não poderá apresentar nenhuma manifestação preconceituosa em relação a raça, sexo, cor ou idade, por exemplo, nem fazer apologia à guerra ou a quaisquer meios violentos para subverter a ordem política, social ou o regime democrático. Também não deverá provocar animosidade nas Forças Armadas ou contra elas, incitar atentados contra alguma pessoa ou a desobediência civil ou, ainda, desrespeitar os símbolos nacionais, como a bandeira.

Em razão dos cuidados para evitar que eventos públicos da campanha eleitoral coloquem em risco a saúde pública por causa da propagação do novo coronavírus, a Justiça Eleitoral tem aconselhado aos candidatos que se empenhem para evitar a aglomerações de pessoas e para que os eventos ocorram em lugares abertos e amplos.

As regras gerais da campanha estão disponíveis no site http://www.tse.jus.br/

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão inicia no dia 09/10 e segue até 12/11. De acordo com a Resolução 23.610, do Tribunal Superior Eleitoral, que dispõe sobre propaganda eleitoral, utilização e geração do horário gratuito e condutas ilícitas em campanha eleitoral, a propaganda eleitoral gratuita no rádio, será de segunda a sábado: das 7h (sete horas) às 7h10 (sete horas e dez minutos) e das 12h (doze horas) às 12h10 (doze horas e dez minutos). 

Desde o dia 26/09, os cartórios eleitorais têm horário de atendimento estendido, aos sábados, domingos e feriados. Ouça no player de áudio, o que diz o chefe do Cartório Eleitoral de Marau, Rafael Copetti. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais