Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Prefeito Alceu se diz decepcionado com o Estado e a União

por Ivan Sgarabotto

Alceu Barbosa Velho diz que o município está fazendo sacrifícios de uma maneira muito significativa sobre os impactos no orçamento

O Prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho, participou na manhã desta terça-feira, 25, do programa Conectado, da Rádio São Francisco. Durante a entrevista concedida para o jornalista Evandro Fontana, o prefeito comentou sobre os encaminhamentos do Aeroporto de Vila Oliva, após reunião que ele teve com o Ministro da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha.

Conforme o prefeito, frente à situação do Estado do Rio Grande do Sul de penúria, frente à situação do Brasil que também é de penúria da União, o ministro tinha ‘abanado’ a possibilidade de Caxias do Sul com a concordância do governo do Estado de assumir a questão do aeroporto no sentido de publicações de editais. “A conversa foi evoluindo, até que ele (Ministro) me chamou na sexta-feira, em Porto Alegre, para que eu levasse um ofício da Prefeitura, onde a Prefeitura, se a União passasse a outorga do aeroporto, nós faríamos aquilo que fosse necessário para viabilizar a construção do aeroporto”.  (Acompanhe em áudio)

O prefeito explicou que passar a outorga, significa que o município de Caxias do Sul vai poder fazer tudo que precisa para visibilizar a construção do aeroporto. “Nós vamos apresentar e publicar um edital para que apresente um projeto executivo do aeroporto (...), dando as características daquilo que Caxias e aeroporto pretende ser”, diz Alceu Barbosa Velho.

O plano de carreira dos servidores também foi destaque na entrevista. “Desde o primeiro dia que assumi quando prefeito e chamei o Sindicato e o Sindicato concordou, que o plano de carreira da categoria era a coisa mais esperada por todos. Então nós (prefeitura) assumimos que iríamos fazer este plano de carreira juntamente com os servidores e sindicatos. Contratamos um empresa de consultoria mais ampla não apenas de carreira, mas administrativa e outras formas que pretendemos implantar na prefeitura”.

O prefeito Alceu Barbosa Velho disse que foi apresentada uma minuta do plano de carreira e reclassificação de cargos e salários. “A minuta quer dizer: leiam, vejam o que concordam e discordam e façam uma contraproposta e juntos vamos construir este plano de carreira. É só isso o que estamos fazendo, mas, aí o Sindicato veio com toda uma história, que o plano de carreira tira isso ou aquilo (...), mas vamos dialogar e conversar a respeito”, diz o prefeito. (Acompanhe em áudio)

Alceu Barbosa Velho também comentou sobre as dificuldades do Município em receber os repasses da área da saúde, do Estado e da União. Na semana passada, o município anunciou o repasse para os Hospitais Geral de R$ 4 milhões e R$ 2 milhões para Pompeia. “Isto é fruto de uma engenharia contábil nossa financeira, cortando cada lugar para ter recursos aos hospitais. A saúde é a prioridade das prioridades, porque ninguém pede para ficar doente”, diz ele.

Conforme o prefeito, o município está com 700 mil cartões SUS em Caxias do Sul. “Se temos um população de aproximadamente 500 mil, dá onde está vindo bastante gente? Como é que têm 700 mil cartões? (...)”. Ele disse que teve que cortar algumas obras para investir na saúde e manter o sistema de saúde em Caxias do Sul, como se não houvesse a crise.

O prefeito relatou que é triste falar sobre os não repasses do Governo do Estado e da União. “Falar com Estado e União está sendo muito desgastante. É só porta fechada, não posso, não tem perspectiva, não dão possibilidade e tu não vê um horizonte. Então o que a gente faz? Faz uma economia interna absoluta, corta tudo o que pode e vamos trabalhando com as nossas forças”.

O prefeito continuou o desabafo sobre as dificuldades que está encontrando com a falta de repasses dos Governos. "O Estado e a União é total decepção para nós”. O prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho diz que estes investimentos da prefeitura impactam nas obras de construção de ginásio de esportes, aumento de escolas e UBS. “Sacrifica o nosso orçamento e sacrifica de uma maneira muito significativa”, finaliza.

Confira a entrevista na íntegra em áudio concedida pelo prefeito Alceu Barbosa Velha para o jornalista Evandro Fontana.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais