Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Famurs orienta prefeitos sobre mobilização nesta sexta-feira

por Davi Trintinaglia

Nos municípios da região, a Prefeitura de Cotiporã não abrirá para expediente na parte da tarde

Prefeitura de Veranópolis.
Foto: Divulgação

Em virtude da atual conjuntura do Pacto Federativo, as prefeituras gaúchas protestam nesta sexta-feira, 25 de setembro. O Movimento do Bolo, alusão à pequena fatia dos municípios na divisão do bolo tributário, deverá chamar a atenção da sociedade sobre a grave crise financeira enfrentada pelas prefeituras.

Apenas 18% do montante dos recursos arrecadados com impostos retornam aos municípios, local onde moram as pessoas, os problemas aparecem e precisam ser resolvidos. A União fica com a maior fatia, 57%, enquanto os Estados recebem 25% do bolo. 

O movimento da Famurs não é contra os governos federal e estadual, mas em favor dos municípios. A mobilização defende o novo Pacto Federativo, necessário para promover a distribuição justa do bolo tributário. 

Para protestar, as prefeituras deverão paralisar o atendimento, decretando ponto facultativo parcial ou integral, mantendo apenas os serviços essenciais. A mobilização deverá seguir a orientação regional, priorizando o transporte de servidores até os pontos de bloqueio de rodovias, federais ou estaduais. A passagem de ambulâncias e carros da área da saúde deverá ser permitida. 

Pelos municípios da região, a Prefeitura de Cotiporã não abrirá para expediente na parte da tarde. Em Vila Flores, será confeccionado um cartaz e deve acontecer uma paralisação por alguns minutos.

Já em Fagundes Varela, será realizado um pequeno ato com a participação dos servidores municipais explicando o motivo da manifestação, distribuição de folders e um corte simbólico do bolo. O ato será à tarde e os trabalhos na Prefeitura serão normais ao longo do dia. Já em Veranópolis, será feito um cartaz que será colocado no prédio da Prefeitura.

Ouça o prefeito de Veranópolis, Carlos Alberto Spanhol.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais