Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Silvio Confortin fala sobre possível demarcação de terras indígenas na região de Marau

Baixar Áudio por Taliane Radaelli

Segundo ele, cerca de 90 famílias marauenses seriam afetadas

Foto: Reprodução / Câmara de Vereadores de Marau

“A gente não pode corrigir uma injustiça que foi feita há muitos anos atrás com a comunidade indigena, cometendo outra injustiça”, foram estas as palavras usadas pelo vereador marauense, Silvio Confortin, para explicar a sua posição diante do desejo da FUNAI (Fundação Nacional do Índio) de demarcar terras indígenas na região de Marau. 

Em entrevista que concedeu a Tua Rádio Alvorada, Silvio, explicou que a Fundação quer demarcar aproximadamente 23 mil hectares, destes, 3 mil estão localizados dentro do município de Marau, o que corresponde a uma área habitada por cerca de 90 famílias. 

Segundo o vereador, esse processo iria prejudicar comunidades estabelecidas a centenas de anos. Além disso, em discurso realizado na cerimônia de posse dos vereadores eleitos no pleito de 2020, Silvio aponta que “essa pretensa demarcação de área indigena é uma injustiça, pois é baseada em fraudes, em documentos que não podem ser provados” e que “é contra a constituição, pois fere o direito à propriedade". 

Silvio ainda afirmou que reconhece as dificuldades enfrentadas pela população indigena e as consequências das ações tomadas pelo Brasil no passado, mas que a demarcação de terras não é a solução, pois uma minoria da comunidade indigena se beneficiaria com esta ação. Segundo ele, é necessário criar políticas públicas adequadas para realmente resolver o problema.

Durante a entrevista, Silvio falou, também, sobre a sua experiência nas eleições 2020 e sobre a mudança que fará para o Poder Executivo. A entrevista completa está disponível no áudio da matéria.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais