Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Vereador aborda a importância do turismo esportivo para a região da Serra

por Pablo Ribeiro

Felipe Gremelmaier destacou que o esporte movimenta não apenas os hotéis, mas vários segmentos das cidades da Serra Gaúcha

Foto: Luca Roth/Câmara de Vereadores/Divulgação

Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta quarta-feira (08/08), o vereador Felipe Gremelmaier (MDB) apresentou as perspectivas do setor de turismo esportivo para 2022 e uma pesquisa do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (SEGH) que afirma que os eventos esportivos foram responsáveis pela ocupação dos hotéis durante a pandemia da Covid-19.

O sindicato analisou três hotéis de Caxias do Sul, conveniados com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Conforme levantamento, dependendo do jogo e do time que vem à cidade enfrentar o Esporte Clube Juventude, o S.E.R Caxias ou o Caxias do Sul Basquete, a média de ocupação dos hotéis aumenta em até 20%. O parlamentar também afirmou que no último jogo de futebol antes da pandemia de coronavírus, em 11 de março de 2020, Caxias do Sul tinha 85% de ocupação na rede hoteleira. No retorno dos jogos, mas sem público, em 8 de agosto de 2020, essa ocupação atingiu apenas 16%.

Conforme Gremelmaier, o esporte provoca um impacto regional e movimenta a rede hoteleira em outras cidades serranas. Como exemplo, o vereador citou as cidades de Farroupilha que recebe gente de fora devido aos jogos de futebol do Brasil de Farroupilha, do time masculino e feminino; Bento Gonçalves devido aos jogos do Clube Esportivo Bento Gonçalves; Carlos Barbosa, capital brasileira de futsal, por causa da Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF) e Flores da Cunha em razão da Copa Internacional de Futebol Sub-20 e da pré-temporada da arbitragem do Campeonato Gaúcho.

O parlamentar também citou a Ultramaratona Caminhos de Caravaggio, que ocorrerá em maio de 2022, e colaborará para o aumento do turismo esportivo e da ocupação hoteleira. A Festa Nacional da Uva 2022 será outro atrativo para o turismo esportivo, visto que terá competições na cidade. Mas o grande evento, que dará mais notoriedade ao turismo esportivo, serão as Surdolimpíadas, também marcadas para maio de 2022. Os jogos internacionais atrairão surdoatletas, equipes e visitantes de aproximadamente 100 países. A organização estima receber um público de 15 mil pessoas.

Em aparte, o vereador Adriano Bressan (PTB), presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto e Lazer, convidou a comunidade a acompanhar a reunião pública que trará uma discussão sobre a volta do público aos eventos esportivos, a partir das 16h desta quinta-feira (09/09).

Também demonstraram apoio ao turismo esportivo os vereadores Olmir Cadore (PSDB), Renato Oliveira (PCdoB) e Sandro Fantinel (PATRIOTA).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais