Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Falta um mês para as Eleições Gerais de 2018

por Camila Agostini

Em Marau, 30.977 eleitores estão aptos a votar

Imagem Ilustrativa
Foto: Reprodução/Agência Brasil

Falta um mês para o pleito eleitoral que irá eleger candidatos aos cargos de presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal e deputado estadual. Chefe do Cartório Eleitoral de Marau, Rafael Copetti, acredita que as eleições deste ano reservam peculiaridades a serem observadas com cautela.

“Vivemos em uma sociedade amplamente polarizada. E é importante a atenção dos eleitores, em especial com relação às fake news, as notícias falsas. Este tema exige muito cuidado e por isso os próprios Tribunais Eleitorais estão alertando sobre as informações distorcidas”, destaca o responsável pelo Cartório Eleitoral da 62ª Zona Eleitoral, que tem jurisdição em outros cinco municípios, além de Marau.

Ele alerta, ainda, sobre aquilo que é permitido e o que não pode ser feito como propaganda eleitoral. Situações específicas, por exemplo, com relação ao carro de som, importante que se saiba que trata-se de uma alternativa proibida, com exceção do uso  em caminhadas, passeatas e comícios. Também é proibido o uso de cavaletes e outdoors eletrônicos em vias públicas.

A propaganda eleitoral em veículos privados, segundo Copetti, também tem restrições. O Tribunal Superior Eleitoral permite, por exemplo, colar adesivos no parabrisa traseiro, contanto que ele não interfira na visão do motorista, ou seja, precisam ser microperfurados. Em outras partes do veículo, o tamanho deve ser de, no máximo, 50 cm x 40 cm. Nas redes sociais, a ressalva a ser observada é de que a propaganda paga não é permitida. Uma novidade é que será autorizado o impulsionamento mediante contratação do candidato.

Biometria: No âmbito da 62ª Zona Eleitoral são atendidos os municípios de Marau, Vila Maria, Camargo, Nicolau Vergueiro, Nova Alvorada e Gentil. Com exceção de Marau todas as demais cidades já realizaram a revisão do eleitorado e processo de coleta biométrica. Em Marau, a biometria ainda não foi concluída, mas uma campanha intensa tem sido feita para que os eleitores já realizem seu cadastro. Nas Eleições 2018, os marauenses votam normalmente, independente se concluída a biometria ou não. Atualmente contabiliza-se um total de 30.977 eleitores em Marau. Entre eles,mais de 60% já estão cadastrados biometricamente.

Novas sessões: Em Marau foram criados três novos locais de votação no Salão Comunitário Santa Terezinha, no Bairro Nova Alternativa, EMEF Frei Wilson João e a Escola do SEJA, no Bairro Rigo. Também foi extinta definitivamente a sessão da comunidade São João do Barroso que passa a funcionar na localidade de São Francisco. Em Nicolau Vergueiro, a sessão de Ipiranga não irá mais funcionar na antiga escola e passa a ser agregada em Colônia Carvalho (Gobi).

E-título: O e-Título substitui o documento de identidade na hora de votar. Basta baixar o aplicativo, disponível para iPhone (iOS), smartphones (Android) e tablets. Essas certidões são emitidas por meio do QR Code, o que possibilita a leitura pelo próprio celular. O aplicativo sé é válido para eleitores já recadastrados biométricamente.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais