Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Vereador diz que pais dos estudantes da Escola Arlinda Manfro não foram ouvidos em reunião convocada pela Smed

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Em reunião realizada nesta terça-feira (04), titular da pasta, Marina Mattielo informou que os estudantes serão transferidos para outro prédio no segundo semestre. Porém, decisão não é consenso entre a comunidade

Foto: Divulgação / Carolina Canton

A situação dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Arlinda Lauer Manfro, que está situada na localidade de São João da 4ª Légua, no interior de Caxias do Sul, foi um dos assuntos discutidos durante a sessão na Câmara de Vereadores desta quarta-feira (05).

Conforme uma determinação da Secretaria Municipal de Educação (Smed), 17 alunos do 4º e 5º ano vão estudar por um período de 30 dias na capela mortuária da localidade, pois o chão da sala que ocupavam na escola está cedendo. A decisão foi anunciada aos pais dos estudantes durante uma reunião que ocorreu na comunidade, na noite desta terça-feira (04). Porém outra decisão anunciada pela titular da pasta, Marina Matiello, foi de que todos os estudantes atendidos pela instituição serão transferidos para o Centro de Eventos da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel), localizado em Galópolis, a partir do segundo semestre, para que sejam realizadas reformas em todo o prédio onde hoje se encontra a escola Alinda Manfro.

Porém, conforme o vereador Velocino Uez (PDT), que se manifestou na tribuna sobre o caso, a comunidade está preocupada com a transferência dos alunos e receiam que, uma vez que eles estejam alocados em outro prédio, a prefeitura não volte a realizar as reformas e trazer a escola de volta para a comunidade. O parlamentar também criticou a forma como a reunião foi conduzida, alegando que quando os pais presentes se posicionaram contra a transferência da escola, a secretária afirmou que a decisão já estava tomada. “Os pais dos alunos que foram convidados foram tirado para bobos! A contribuição deles em se manifestar e apontar alternativas não adiantaria de nada. A decisão já estava tomada”.

Segundo Uez, que também estava presente na reunião, os pais chegaram a propor que a prefeitura reforme a Escola Felipe Camarão, localizada no Travessao Tirolez, na 4ª Légua, como alternativa para receber os mais de 60 alunos da Arlinda Manfro. Mas, a Smed afirmou que, após a transferência dos estudantes, a equipe técnica da pasta, em conjunto com a administração e outras secretarias, fará a análise estrutural do prédio para futuras definições.

Ouça a notícia no link abaixo da foto 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais