Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Projeto de lei quer autorizar visita de animais de estimação em hospitais gaúchos

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

Matéria é de autoria do deputado estadual Dirceu Franciscon (PTB)

Foto: Google/Divulgação

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou, durante a semana, um projeto de lei que permite a visitação de animais de estimação à pacientes internados em hospitais gaúchos. Para que isso ocorra, a iniciativa prevê que se devem respeitar os critérios estabelecidos por cada local, uma avaliação de um médico veterinário para atestar as boas condições do animal, além da comprovação de que as vacinas estão em dia.

O projeto foi de autoria do deputado estadual, Dirceu Franciscon (PTB), que ausenta a obrigação dos hospitais de aceitarem a ideia, afirmando que os horários de visita serão escolhidos pelo estabelecimento.

A prática é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que concorda com a visitação do animal como forma de humanização para o paciente hospitalizado, tornando-se parte integrante do tratamento psicológico. Na justificativa, o deputado apresenta que há hospitais que utilizam dos pets para fins terapêuticos, além de citar a existência da “Terapia Assistida por Animais”, muito utilizada em diversos países, inclusive no Brasil. Para Franciscon, é uma maneira de melhorar a situação de pessoas em leitos hospitalares. Para corroborar, ele afirma que 30% dos pacientes apresentam progresso no tratamento com seu animal por perto.

Agora, o projeto de lei vai passar pela aprovação do governador Eduardo Leite, que tem 15 dias para analisar a iniciativa.

(Ouça a matéria na aba "Ouvir notícia" abaixo da manchete).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais