Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Estudo mostra que Brasil perdeu 15% dos recursos hídricos nos últimos 30 anos

Baixar Áudio por Beverli Rocha

Barragens, poluição e consumo excessivo estão entre os responsáveis

Foto: Agência Brasil

 

Levantamento inédito do MapBiomas, uma iniciativa que reúne cientistas e ambientalistas para mapear o país, mostrou que o Brasil perdeu 15,7% de superfície de água nos últimos 30 anos, o equivalente a 3,1 milhões de hectares de superfície hídrica.

O levantamento mostrou ainda que em 1991 a superfície hídrica do país era de 19 milhões de hectares. Em 2020, essa área foi reduzida para 16,6 milhões de hectares.

Todos os biomas perderam parte de seus recursos hídricos no período analisado, mas a situação foi pior no Pantanal. O bioma abriga o estado com a maior perda absoluta e proporcional de superfície de água na série histórica de 35 anos analisada pela equipe do MapBiomas: o Mato Grosso do Sul, com redução de 57%.

O doutor em Engenharia Mecânica e professor do Mestrado e Doutorado em Gestão Ambiental da Universidade Positivo, Alyssin Nunes Diógenes, analisou os dados da pesquisa em entrevista ao programa Temática na manhã desta quinta-feira. Confira o áudio na íntegra.

 

 

A saber: O Brasil abriga 12% das reservas de água doce da Terra e 53% dos recursos hídricos da América do Sul. Existem 83 rios fronteiriços e transfronteiriços no país, assim como bacias hidrográficas e aquíferos.

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais