Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Cerca de 50 animais silvestres são resgatados pela Semma, em Caxias

por Caroline Rosa

Os atendimentos ocorrem desde o ano passado no município

Foto: Semma/ Divulgação

O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal realiza diversos serviços de atendimento a bichos em vulnerabilidade, ou seja, aqueles que estão em vias públicas e não possuem tutor e até mesmo animais silvestres vítimas de atropelamentos ou maus-tratos. Desde que o serviço iniciou, no ano passado, mais de 50 desses animais já foram resgatados, por meio de denúncias.

Os atendimentos são feitos pela equipe veterinária da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) e demandam um cuidado especial. Por serem animais selvagens, que não têm contato com o ser humano, os auxílios são diferenciados, procurando sempre diminuir o estresse da vítima. Eles recebem o tratamento necessário e, se estiverem em condições, são reintroduzidos na natureza.

Desses mais de 50 resgates, grande parte foi em decorrência de atropelamentos. A maior incidência se dá nas estradas, como na Rota do Sol e no interior da cidade. Corujas e cervos, que estão em extinção, estão entre os atingidos. A expansão dos grandes centros é uma das causadoras desse problema, que acaba tomando parte do habitat natural das espécies. 

Além de receberem atendimento por serem vítimas de acidentes, os animais silvestres são resgatados de situações de maus-tratos. Papagaios e cobras fazem parte do grupo de atendidos pelo departamento. Animais vindos de tráfico e de cativeiros geralmente são recuperados em ação em conjunto com a Patrulha Ambiental (Patram), que emite um termo circunstanciado ao infrator.

 

Como denunciar

Casos de animais em vulnerabilidade social podem ser denunciados pelo telefone (54) 3901.1445 ou presencialmente na Semma, que está localizada na Avenida Rubem Bento Alves, 8.308, com horário de atendimento das 10h às 16h de segunda a sexta-feira. Além disso, as denúncias podem ser feitas por meio do formulário on-line, disponível no site da prefeitura, no menu “Proteção Animal”.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais