Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Quase 10 toneladas de lixo são retiradas de área verde do bairro Bom Pastor, em Caxias

por Pablo Ribeiro

Ação realizada pela segunda vez em cerca de três meses contou com apoio da comunidade e encontrou indícios de evolução no cuidado com o espaço

Foto: Rodrigo Rossi/SEMMA/Divulgação

Sob sol forte e calor intenso, a manhã de sábado foi de muito trabalho para deixar a área verde da Rua Irmo Edo Kayser, no Bairro Bom Pastor, novamente com aspecto de espaço natural preservado, em vez de lixão clandestino. O grupo de voluntários formado por servidores municipais – incluindo participantes de Gabinete do Prefeito, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), Guarda Municipal e CODECA, vários deles em horário de folga ou período de férias – e integrantes do coletivo Lixo Zero contou com a reciprocidade da comunidade, que também se engajou na tarefa, para extrair quase 10 toneladas de resíduos descartados no local de maneira irregular.

Em pouco mais de três meses, foi a segunda ação similar realizada no mesmo ponto. A diferença, segundo quem colaborou com a faxina nas duas ocasiões, foi menos pelo volume do que pelo perfil do material descartado. Segundo a presidente da Associação de Moradores de Bairro (AMOB) Bom Pastor, Marinês Pegoraro, antes havia muito lixo pesado, como resto de material de construção e móveis.Agora, haviam coisas menores como restos de embalagem plástica, vidro e papelão.

Atualmente, um projeto para recuperar e dar utilização ecológica e de lazer à área verde já tem encaminhamento pelo Município. Mas até este momento chegar, a conscientização e a atitude responsável são as melhores aliadas da vizinhança para preservar o patrimônio coletivo.

O secretário municipal do Meio Ambiente, João Osório Martins avaliou que a situação ainda não é a ideal, mas já foi muito pior. Segundo ele, sinal que as pessoas estão percebendo a necessidade de cuidar do local e até mesmo, de fiscalizar as ações de quem age de maneira inadequada.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais