Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Número de focos do mosquito da dengue chega a 176 em Caxias

por Pablo Ribeiro

Situação relevante com a qual a Vigilância Ambiental tem lidado, é o volume de pneus em via pública, consequentemente formando focos do Aedes aegypti. Somente nesse ano, o setor já recolheu 436 pneus

Foto: Vigilância Ambiental/Divulgação

O número de focos de mosquito Aedes aegypti segue crescente em Caxias do Sul. De acordo com a Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde, já são 176 neste ano. A diretora técnica da vigilância, Sandra Tonet, afirma que o trabalho feito pelo setor é o mesmo, com o mesmo quadro de funcionários e ações. No entanto, com o aumento de casos, o trabalho tem sido intensificado. Um dos principais indicativos é o comportamento da população. Ela relata que há casos em que os agentes de endemias encontram reincidência nos mesmos locais.

“Quando os agentes encontram focos pequenos, como em um balde com água parada em uma casa, eles já eliminam o foco. O proprietário recebe um termo de notificação. Quando o agente retorna, há casos em que encontra o mesmo foco, com água parada no objeto que havia sido removido. As pessoas não estão dando importância”, lamenta Sandra.

No caso da reincidência, é emitido um auto de infração e vai para julgamento, gerando um processo administrativo. O proprietário do local tem de sete a 15 dias pra se manifestar, e ali é gerado relatório de fiscalização. Se não houver mudança de comportamento, o cidadão pode ser multado. A multa prevista por foco é de até 10 VRM, ou seja até R$ 361,70 (cada VRM corresponde a R$ 36,17).

Sandra alerta a população para que cuide de suas residências. É de extrema importância a parceria dos cidadãos neste momento, mesmo em temperaturas mais baixas. É preciso identificar e eliminar qualquer objeto que possa acumular água parada para evitar a proliferação do mosquito.

Há outra situação relevante com a qual a Vigilância tem lidado, que é o volume de pneus em via pública, consequentemente formando focos do Aedes aegypti. Somente nesse ano, o setor já recolheu 436 pneus.

“Não temos a responsabilidade de fazer a coleta, mas com as visitas dos agentes de endemias, é crescente o volume de pneus. Não podemos deixar assim, porque são muitos, e a gente não tem nem como autuar porque está em via pública. Então vamos anotando onde os pneus são avistados e uma vez por semana ou a cada 15 dias, recolhemos. Somente na última ação, dia 11 de junho, foram recolhidos 134 pneus entre os bairros Cidade Nova, Vila Amélia, Charqueadas, Esplanada e Jardim Oriental. E não trouxemos tudo porque não havia mais espaço no veículo”, relata.

Segundo Sandra, ainda há pneus para serem recolhidos nos bairros Tijuca, São Cristovão, De Zorzi e Esplanada, que foram listados pelos agentes.

Os agentes de endemias também realizam vistorias a partir de denúncias e percorrem 225 pontos estratégicos, onde há grande possibilidade de gerar criadouros do inseto. O telefone para denunciar locais com suspeita de focos do mosquito é o 156, do Alô Caxias.

Distribuição dos focos

Um foco – Centro, Charqueadas, Cristo Redentor, Jardim do Shopping, Jardim Eldorado, Marechal Floriano, Mariani, Santa Fé, Santa Lucia, Universitário, Vila Seca, Vinhedos

Dois focos – Centenário, Desvio Rizzo/ Jardim da Lagoa, Jardim América, Mariland, Pio X

Três focos – Sagrada Família

Quatro focos – Santa Lúcia Cohab

Cinco focos – De Lazzer e Tijuca

Seis focos – Charqueadas I e Petrópolis

Sete focos – Bela Vista, Charqueadas II e Nossa Senhora de Lourdes

Nove focos – São Cristóvão

10 focos – Reolon

11 focos – São Luiz da 6 ª Légua

13 focos – Colina Sorriso

20 focos – São José

41 focos – Cruzeiro

Orientações para evitar a proliferação:

Limpar com escovação semanal o recipiente de água dos animais domésticos;

Recolher o lixo do pátio;

Colocar o lixo ensacado para ser recolhido pela Codeca;

Recolher pneus inservíveis e armazená-los em locais secos e protegidos da chuva, ou encaminhá-los ao Ecoponto da Codeca;

Tampar caixas d’água;

Colocar telas milimétricas em caixas d’água descobertas, reservatórios de captação de água da chuva e nos ralos;

Limpar as calhas;

Semanalmente, lavar e escovar piscinas plásticas, trocando a água;

Eliminar os pratinhos das plantas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais