Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Municípios planejam investimento de R$ 446 milhões na bacia hidrográfica do Caí

por Vania Cassol

Lançamento ocorre na próxima terça-feira

Foto: Divulgação

No dia 26 de maio, terça-feira, ocorre o lançamento do Plano de Recursos Hídricos para a Bacia Hidrográfica do Rio Caí. Na ocasião serão apresentados os principais resultados do planejamento. O evento inicia às 9h30, no Centro de Cultura de São Sebastião do Caí (rua Pinheiro Machado, nº600). O plano teve ampla participação social durante suas três fases (A, B e C) e prevê um investimento de R$446 milhões nos municípios que compõem da bacia hidrográfica. O lançamento é aberto ao público. 

As fases do Plano Caí

O Plano de Bacia do Rio Caí teve sua etapa inicial composta pelas fases A (diagnóstico da bacia) e B (enquadramento da qualidade das águas superficiais), ambas concluídas em 2008. Em seguida, houve a execução da fase C (plano de ações e diretrizes para outorga e cobrança), finalizado em janeiro de 2015. Ainda neste ano, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Caí realizou uma capacitação técnica para gestores municipais, a fim de oportunizar conhecimento do SIG do Plano e sua aplicação no planejamento municipal.

A realização do planejamento foi do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente – RS (DRH/SEMA). A coordenação e o acompanhamento foram do DRH/SEMA, do Comitê Caí e da Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental – RS), e a execução técnica esteve a cargo da Profill Engenharia e Ambiente.

A Bacia Hidrográfica do Rio Caí

A Bacia Hidrográfica do Caí possui uma área de cerca de cinco mil km². Entre os efluentes lançados no rio e que interferem na qualidade da água estão os esgotos industriais e residenciais, lixo e agrotóxicos.

Os municípios que compõem a Bacia do Caí são: Alto Feliz, Barão, Bom Princípio, Brochier, Canela, Capela de Santana, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Dois Irmãos, Estância Velha, Farroupilha, Feliz, Gramado, Harmonia, Igrejinha, Ivoti, Lindolfo Collor, Linha Nova, Maratá, Montenegro, Morro Reuter, Nova Hartz, Nova Petrópolis, Nova Santa Rita, Pareci Novo, Poço das Antas, Portão, Presidente Lucena, Salvador do Sul, Santa Maria do Herval, Sapiranga, São Francisco de Paula, São José do Hortêncio, Picada Café, São José do Sul, São Pedro da Serra, São Sebastião do Caí, São Vendelino, Três Coroas, Triunfo, Tupandi e Vale Real.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais