Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Caxias do Sul terá o primeiro prédio verde

Baixar Áudio por Beverli Rocha

Obras do edifício Bosco Sposizione iniciam em fevereiro

Foto: Arte/Divulgação

 

Na Rua Santos Dumont, no icônico bairro Exposição, repleto de história e cercado pela natureza, será erguido o primeiro edifício totalmente verde de Caxias do Sul. O Bosco Esposizione, assinado pela Construesse Construtora e Incorporadora, terá espaço junto à antiga propriedade da família Eberle, e os mais modernos sistemas e processos de sustentabilidade.

O empreendimento terá painéis fotovoltaicos no telhado e, na parte frontal, painéis fotovoltaicos arquitetônicos. Somados, os equipamentos suprirão o fornecimento de energia na área condominial, deixando de emitir cerca de 15 toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano, o equivalente ao plantio anual de 700 árvores adultas. E nas vagas de garagem haverá preparação para espera de carregador veicular. 

O projeto do Bosco Esposizione foi concebido para ser uma construção sustentável e harmonizada com o meio ambiente. O conceito de edifício verde, ou green building, ao qual está associado, é usado para empreendimentos ou espaços construídos a partir de critérios relacionados à sustentabilidade, que envolve temas sociais, ambientais e econômicos. Um green building utiliza a energia, a água e demais materiais de forma eficiente, pensando nas pessoas que trabalharão na obra e nos futuros habitantes. O resultado desse planejamento é proporcionar melhorias na produtividade dos funcionários e maior conforto aos usuários.

Por isso, o empreendimento já começa a ser edificado com a certificação GBC Brasil Condomínio do Green Building Council Brasil. A autenticação promove a transformação do setor da construção por meio de estratégias para reduzir os impactos da mudança climática e desenvolver a economia verde, entre outras medidas. O GBC é uma instituição certificadora internacionalmente reconhecida que avalia diretrizes como a escolha do terreno, o desenvolvimento do projeto até a concepção final da obra. Ao final do trâmite será concedido um selo, conforme a pontuação obtida. 

O sócio-administrador da Construesse, João Paulo Sebben, ampliou o assunto em entrevista ao programa Temática na manhã desta terça-feira. Confira o áudio na íntegra.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais