Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Secretaria do Meio Ambiente de Caxias notifica APAS sobre novas regras de proteção animal

por Ivan Sgarabotto

As novas normativas têm como objetivo proporcionar melhor qualidade de vida aos animais em situação de risco ou abandonados

Foto: Claudia de Lucena

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) de Caxias do Sul, órgão responsável pela Política Municipal de Bem-Estar Animal, encaminha ao legislativo, na próxima semana, o projeto de lei que pretende regulamentar a Política Municipal de Bem-Estar Animal no Município. Desde esta segunda-feira, 15, já estão atuando na SEMMA, exclusivamente no segmento de proteção animal, uma médica-veterinária, um fiscal e um motorista, todos de cargo efetivo. A licitação do veículo de transporte para os animais, que será adquirido pela SEMMA, terá a abertura dos envelopes no próximo dia 25 de agosto de 2016, às 14h.

Também nesta segunda-feira, 15, a Associação Caxiense de Proteção aos Animais São Francisco (APAS) foi notificada das novas normas de proteção e bem-estar dos animais no Município de Caxias do Sul. A notificação se deve a uma solicitação do Ministério Público Estadual. Estavam na sede da APAS, o secretário do meio ambiente, Adivandro Rech, e a médica-veterinária da Secretaria, Ana Caroline Rossi. Na oportunidade, o secretário Adivandro Rech entregou ao diretor da APAS, Flávio Soares Dias, ofício que determina novas medidas relativas ao bem-estar dos animais abrigados na Associação. “As novas normativas têm como objetivo proporcionar melhor qualidade de vida aos animais em situação de risco ou abandonados”, explicou o titular da pasta.

A SEMMA já efetua a contagem de animais presentes na APAS, a fim de contabilizar tanto a totalidade de animais por espécie, quanto apurar a possível existência de animais portadores de patologias. Além disso, serão computados os animais já castrados e microchipados. O processo será repetido a cada 15 dias para que se mantenham os cadastros atualizados.

Pelo novo regramento também fica vedada à entidade receber mais animais e, ainda que a ONG acate às solicitações de adoção e informe à SEMMA o número de adoções efetuadas, bem como o número de animais que por ventura venham a óbito. A notificação esclarece também que a ONG deve assegurar aos animais os princípios essenciais de bem-estar, devendo os animais estarem livres de fome, sede, desconforto, dor, medo e angústia, bem como terem condições de expressarem seu comportamento natural, observando-se principalmente, neste caso, o espaço destinado a circulação.

Conforme o diretor da ONG, a APAS abriga hoje 388 animais, em dois hectares, sendo 80% deles microchipados e castrados.

Após a vistoria na APAS, a médica-veterinária da SEMMA iniciou os trabalhos na ONG SOAMA, também com o objetivo de fiscalizar e mapear os animais.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais