Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Projeto de apicultores busca identificar abelhas nativas em Caxias do Sul

Baixar Áudio por Beverli Rocha

O Caminho das Abelhas Nativas é uma iniciativa do apiário Abelhinha Feliz

Os apicultores do projeto
Foto: Divulgação

Eleitas recentemente como os seres vivos mais importantes do planeta pela Royal Geographical Society de Londres,  as abelhas têm ganhado destaque na sociedade e na mídia. Elas representam um papel importantíssimo para o equilíbrio do meio-ambiente graças ao trabalho gratuito de polinização que realizam. Muitos produtores rurais, reconhecendo a ação desses insetos no incremento da produtividade, buscam parcerias com apicultores para manterem colmeias junto a suas plantações, ao mesmo tempo em que mantêm uma prática criteriosa no uso de agroquímicos que, graças ao trabalho das abelhas, é usado em menor quantidade ou até mesmo dispensado. Mas, esta ainda não é a regra. A consciência ecológica precisa evoluir bastante no meio rural para evitar o extermínio destas aliadas de asas pelo mau uso de defensivos agrícolas e agressões à natureza.

  
Para ajudar estes pequenos seres alados, o Apiário Abelhinha Feliz elaborou o projeto “Caminho das Abelhas Nativas”, o qual leva informações sobre o assunto para a comunidade.

Idealizado por Ana Lúcia Schmidt e João Geraldo Silveira, os apicultores que estão à frente do Apiário Abelhinha Feliz, o projeto visa identificar colônias de abelhas alojadas em diferentes lugares da região. O muro da MAESA, por exemplo, abriga há bastante tempo um enxame de abelhas conhecida popularmente como Jataí. Com o apoio da Prefeitura de Caxias do Sul, o Apiário Abelhinha Feliz colocou mais uma placa do projeto, identificando e trazendo maiores informações sobre a espécie, próximo à entrada do local onde estas pequenas abelhas, nativas da nossa região, estão alojadas. 

A apicultora Ana Lúcia Schmidt, ampliou o assunto em entrevista ao programa Temática na manhã de hoje. Confira o áudio completo acima.

 

A saber: as pessoas da comunidade podem ajudar. Quem identificar algum enxame nas proximidades de onde reside ou trabalha, em via ou espaço público, pode entrar em contato com o Apiário Abelhinha Feliz (https://www.sites.google.com/view/abelhinhafeliz

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais