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Grendene foca na produção de calçados com menor impacto ambiental

Baixar Áudio por Beverli Rocha

Case Rider com uso de biomateriais e maior concentração de conteúdo reciclado ganhou prêmio nacional de sustentabilidade

Da esquerda para a direita - Diego Barbieri - Trader Oriente Médio, Vanessa Biondo Rosa - Especialista de Desenvolvimento Sustentável
Foto: Mário Miranda Filho e Eduardo Tarran

A Grendene avança no uso de matérias-primas de origem renováveis na composição de calçados. Ano passado, 40 novas pesquisas de materiais com menor impacto foram iniciadas e dessas, 11 itens foram aprovados para uso.

Conforme Relatório de Sustentabilidade da Companhia com reporte das informações de 2021, 22% dos materiais utilizados na produção durante o período foram de origem renovável. Todos os calçados da Grendene contam com 30% de conteúdo reciclado pré-consumo, em média, característica que contribui para uma baixa emissão de carbono na produção.

No radar da empresa está a substituição crescente de materiais de origem fóssil por alternativas de origem renovável, e atualmente 100% dos produtos das marcas do universo Grendene (Melissa, Rider, Cartago, Grendene Kids, Grendha, Zaxy, Ipanema, Nuar e Pega Forte) são veganos, registrados pela Vegan Society, organização vegana mais antiga do mundo, estabelecida no Reino Unido.

A redução dos impactos ambientais foi reconhecida pela Amcham Brasil (Câmara Americana de Comércio) que concedeu à Grendene, em julho, o Prêmio ECO® deste ano na categoria Práticas de Sustentabilidade, Categoria Produtos e Serviços para Grandes empresas, para o case “A Recriação de Futuros da Rider”, pela campanha dos 35 anos da marca Rider.

O Programa R4, como foi nomeado, marca o início do posicionamento de sustentabilidade da marca Rider e o pioneirismo no uso de materiais de menor impacto na Grendene, como o EVA biobased, de cana-de-açúcar, e os têxteis produzidos com garrafas PET recicladas pós-consumo, como tecidos e fitas. Com os resultados do estudo de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) conduzido por terceira parte, foi possível calcular quanto todos os produtos com atributos de menor impacto da marca Rider vendidos entre 2019 e 2021 evitaram de emissões de CO2eq (unidade de medida internacional que traduz os demais gases do efeito estufa em termos equivalentes ao CO2). O resultado foi de cerca de 16,7 toneladas. A integração com a comunidade através da seleção de protagonistas nordestinos para a campanha de comunicação, a interação com a fábrica em Sobral (CE) e as colaborações com projetos sociais atravessam o case em diversos momentos e merecem destaque pela contribuição à sociedade.

Carlos André Carvalho, gerente da Divisão de Desenvolvimento Sustentável da empresa concedeu entrevista ao programa Temática de hoje sobre o assunto. Confira o áudio na íntegra (acima).

 

 

 

 

 

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