Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Veterinária explica como é feito o check-up de animais de grande porte do zoológico da UCS

Baixar Áudio por Beverli Rocha

Explicação tem como base a realização de exames do maior felino do zoo

Foto: Foto/Claudia Velho

O  Puma que vive no Jardim Zoológico da Universidade de Caxias do Sul (JAZO) foi submetido a exames de sangue e de imagem na última segunda-feira, (12). Por ser um animal de idade avançada (17 anos), e com aproximadamente 48 quilos, os veterinários decidiram realizar os procedimentos em sua jaula, com o mínimo possível de estresse. Check-ups são rotina na dinâmica do zoológico – nesse caso, os exames também foram importantes pela idade do animal e por estar apresentando problemas nas articulações.

As ações foram acompanhadas por cinco profissionais, dentre eles, as veterinárias Caroline Nesello, Laís Fleck e Larissa Cecconello, a professora de diagnóstico por imagem Claudia Giordani, responsável técnica da Clínica Veterinária de Animais de Pequeno Porte, e a bióloga responsável pelo zoológico, Claudia Borges Machado, além de alunos estagiários e funcionários do JAZO. 

Desde 2003, quando foi resgatado pela polícia ambiental de Vacaria, o puma reside no Zoológico da UCS. Quando chegou, estava domesticado e por esse motivo não pôde voltar para seu habitat. Na natureza, esses animais passam de um a dois anos sendo treinados pelos pais, aprendendo a caçar e se defender durante a vida.

A veterinária, Juliana Pletsch, concedeu entrevista sobre o assunto ao programa Temática hoje. Acompanhe na íntegra..

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais