Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Internet a favor da ecologia

Baixar Áudio por Beverli Rocha

Conheça pelo menos sete perfis que inspiram a conservação da natureza

Perfis em redes sociais mostram novas formas de pensar a sustentabilidade do planeta
Foto: Créditos: Pixabay

O Brasil tem 140 milhões de usuários nas redes sociais. O número do relatório Global Digital Statshot 2019 corresponde a 66% da população do País. Pessoas conectadas e que ganham voz e poder de comunicação instantâneos. Diante dessa tendência, diversos atores – entre cidadãos, organizações não governamentais e empresas – passaram a usar as redes sociais para falar de causas importantes, com o propósito de informar e conscientizar o maior número de pessoas.

Um dos maiores desafios da atualidade, a conservação da natureza é um tema que tem gerado engajamento na internet. O professor do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo, Ronaldo Christofoletti, treinador de comunicação científica para o Programa Researcher Connect do British Council e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, falou sobre esse fenômeno em entrevista ao programa Temática na manhã desta quinta-feira.

Confira na íntegra.

 

A saber: Conheça alguns perfis que merecem destaque no instagram: 

1. @onu_meio_ambiente

Com a mensagem “Pense no Planeta. Viva Simples”, a conta oficial no Instagram da ONU Meio Ambiente no Brasil traz informações e dados sobre diferentes temas ligados à conservação. O perfil ainda divulga eventos ligados ao meio ambiente e possui um link direto para a página da instituição, com reportagens sobre o tema.

2. @oceanoparaleigos

Criado pela oceanógrafa Mariana Thévenin, o perfil no Instagram é também um projeto que pretende divulgar informações científicas de maneira descomplicada, popularizando o conhecimento. A ideia é aproximar as pessoas dos oceanos e incentivar uma reflexão sobre a importância da sustentabilidade e da conservação. O perfil também traz pesquisas sobre o tema.

3. @cristalmuniz

A influenciadora de 27 anos decidiu, em 2014, que tentaria viver sem produzir lixo. A iniciativa resultou em um blog e um perfil no Instagram, o @umavidasemlixo. As postagens de Cristal trazem dicas sobre como evitar o desperdício e a produção de resíduos que não podem ser reciclados ou reaproveitados. Com suas ações, em 2018, a influenciadora ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria Meio Ambiente. No mesmo ano, a página também conquistou o 1º prêmio Lixo Zero, organizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil.

4. @fundaçaogrupoboticário

Instituição sem fins lucrativos, a Fundação Grupo Boticário apoia ações de conservação da natureza em todo o Brasil. Na conta oficial no Instagram, é possível conhecer algumas das ações, editais lançados e espécies da fauna e flora do Brasil. Também são divulgadas informações sobre os mais de 11 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado protegidos e conservados por meio de duas reservas naturais mantidas pela instituição: a Reserva Natural Salto Morato (PR) e a Reserva Natural Serra do Tombador (GO). 

5. @soniabridi

O perfil pessoal da jornalista traz várias informações sobre meio ambiente. Muitas postagens são resultado de reportagens produzidas e trazem dados sobre temas que estão ganhando destaque na mídia, como as mudanças climáticas e possíveis consequências. O perfil ainda apresenta bastidores de reportagens e curiosidades sobre as produções realizadas pela jornalista no Brasil e no mundo.

6. @umagotanooceano

Fundada pela atriz e apresentadora Maria Paula Fidalgo, a organização sem fins lucrativos trabalha para ampliar a divulgação de temas socioambientais. Com uma linguagem acessível, as postagens no perfil do Instagram trazem informações e dados sobre temas ligados ao meio ambiente e ao direito das comunidades indígenas.

7. @familiaschurmann

A família que ficou conhecida por inúmeras aventuras em alto mar é também defensora da campanha Mares Limpos, uma ação global para combater o lixo nos oceanos. As viagens são registradas no perfil oficial da família, que também traz informações sobre iniciativas de conscientização. A próxima expedição dos Schurmann está marcada para dezembro de 2019. A “Voz dos Oceanos” terá duração de um ano e meio, tem o apoio da ONU Meio Ambiente e vai fazer o registro de oceanos em várias regiões do planeta.

 

Obs: O texto da matéria conta com a colaboração da equipe Central Press - Assessoria de Imprensa e Comunicação em Curitiba.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais