Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Sarandiense cria barreira ecológica no Arroio Dilúvio em Porto Alegre

por João Lima

A ideia e todo o investimento são da empresa de segurança da informação Safeweb.

Foto: Diego Vara/Agencia RBS

Porto Alegre ganhou uma ferramenta que promete colaborar para o sonho de ter um Guaíba mais limpo. Uma barreira ecológica foi construída no Arroio Dilúvio, perto da foz, com o objetivo de reter os resíduos flutuantes antes de escoarem para o Guaíba.

A barreira foi instalada de um lado a outro do Dilúvio no trecho entre as avenidas Edvaldo Pereira Paiva e Borges de Medeiros. A estrutura flutuante foi construída com garrafas PET e nela foram plantadas mudas de capim-vetiver, cujas raízes submersas devem dar mais resistência à barreira e também ajudar a filtrar a água. Debaixo da água, a profundidade da estrutura é de apenas 20cm, mas as raízes podem chegar a até 1m50cm.

A ideia e todo o investimento são da empresa de segurança da informação Safeweb, com sede na Capital. A obra foi construída entre janeiro e março, custando R$ 250 mil, e o preço de operação mensal para a empresa deve ficar em torno de R$ 15 mil, principalmente em função do pagamento de um operador e um segurança. A retirada do lixo deve ser feita diariamente.

Vice-diretor da Safeweb, Luiz Carlos Zancanella Junior, destaca que, embora soluções para o meio ambiente não sejam o negócio da empresa, inspirou-se há dois anos ao ver um vídeo sobre iniciativa semelhante na cidade americana de Baltimore. Zancanella, que mora no bairro Petrópolis e enxerga diariamente a sujeira do Dilúvio ao passar pela Avenida Ipiranga, viu uma oportunidade de ajudar.  

De: ZH pelas ruas

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais