Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Municípios gaúchos poderão colaborar com rede estadual sobre mudanças climáticas

por Pablo Ribeiro

No Rio Grande do Sul, cinco municípios abastecem o sistema com informações: Canoas, Dois Irmãos, Nova Santa Rita, Porto Alegre e São Leopoldo. O objetivo é ter a adesão de mais cidades

Foto: Sofia Alonso/Ascom Sema/Divulgação

O Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), convida a todos os municípios gaúchos a realizarem o cadastramento, gratuito, em plataforma mundial de dados sobre mudanças climáticas, que pode auxiliar na tomada de decisões sobre o tema. O sistema de informações foi apresentado a representantes de prefeituras em evento realizado no dia 1º de agosto pela Sema com o apoio da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), que sediou o encontro.

O evento contou com a palestra de Andreia Banhe, gerente sênior do CDP, uma organização internacional sem fins lucrativos fundada em 2000, na Inglaterra, por um grupo de cientistas que identificou a falta de informações sobre o clima para a tomada de decisão dos investidores.

Andreia falou sobre os benefícios aos municípios que alimentarem a plataforma com os seus dados, como acesso a rede de parceiros, monitoramento das ações ambientais, gestão de dados, oportunidades de financiamento e visibilidade internacional.

 “O CDP é uma plataforma que monitora como os municípios e Estados estão enfrentando os compromissos climáticos. É um sistema para os municípios monitorarem suas ações e servirá para o Estado entender como os municípios estão agindo frente às mudanças do clima”, explicou Andreia.

Não há um prazo máximo para o cadastro, porém as prefeituras que alimentarem a plataforma até 12 de agosto receberão uma avaliação e um relatório personalizado, além de um certificado.

No Rio Grande do Sul, cinco municípios abastecem o sistema com informações: Canoas, Dois Irmãos, Nova Santa Rita, Porto Alegre e São Leopoldo. O objetivo é ter a adesão de mais cidades.

Para participar, de forma gratuita, a prefeitura deverá encaminhar um e-mail para [email protected], que enviará um link personalizado para acessar a plataforma. As informações também estão disponíveis no site www.cdp.net.

Os projetos do Estado relacionados ao tema estão disponíveis no site www.proclima2050.rs.gov.br.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais