Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Finados: confira os serviços municipais nos cemitérios públicos

por Daniel Lucas Rodrigues

Unidades I e II (Cemitério do Rosário) funcionarão das 8h às 18h

Foto: Daniel Rodrigues

Nesta quinta-feira (02/11) milhares de pessoas se deslocarão até os cemitérios de Caxias do Sul para prestar homenagens aos seus entes queridos que já faleceram. Haverá uma estrutura especial para receber a comunidade que passará pelos Cemitérios Públicos Municipais I e II (Cemitério do Rosário) durante a próxima quinta-feira (02/11), Dia de Finados. Ambas as unidades estarão abertas das 8h às 18h até domingo (05/11).

No Cemitério Público Municipal, haverá missas nos seguintes horários: 8h, 9h, 10h, 11h, 15h, 16h e 17h. Não há agendamento de celebrações para o Cemitério do Rosário. Para bem atender a comunidade, a prefeitura disponibilizará 20 banheiros químicos no Cemitério I e quatro no Cemitério II.

Segurança e comércio de flores

A Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), por meio da Guarda Municipal (GM), atuará em frente ao Cemitério I durante todo o feriado prolongado, entre os dias 02 e 05 de novembro. Serão 18 servidores da GM por dia, sendo que três deles farão rondas preventivas de motocicleta na parte interna do cemitério.

A Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU) emitiu 27 licenças temporárias para os comerciantes trabalharem nos cemitérios durante a data. O documento autoriza que os floristas fiquem em um ponto fixo, vendendo flores, velas e vasos. Essa licença da SMU é temporária e válida apenas para o dia 02 de novembro.

Limpeza e distribuição de água

A Codeca contará com varredores na parte externa do Cemitério I, a fim de garantir a limpeza nos arredores, das 7h às 10h e das 13h às 16h. Oito latões para lixo orgânico e oito latões para resíduos seletivos, com capacidade de 100 litros cada, serão distribuídos na parte interna do cemitério. Após o feriado, os funcionários da Codeca farão a limpeza e recolherão os rejeitos no local, quando a equipe da Coleta fará a retirada dos latões.

O Samae apoiará a estrutura de Finados com o caminhão-pipa, das 8h às 18h, no Cemitério I. Ele ficará estacionado na rua Ernesto Alves, ao lado da praça e antes da esquina da capela São Francisco. Outras 20 caixas de copos de água envasados serão distribuídas no Cemitério do Rosário.

Organização de trânsito

Haverá esquema especial de trânsito no entorno do Cemitério Público Municipal durante o feriado. Na rua Vinte de Setembro, o trânsito seguirá normal, com apoio da Fiscalização de Trânsito para a travessia de pedestres. Também será organizado um ponto especial para embarque e desembarque de ônibus do transporte coletivo urbano próximo ao cemitério. As linhas 86 – Circular Central, 53 – Centenário/Parque Oásis e 17 – Bela Vista farão embarque e desembarque nesta parada, instalada especialmente para o feriado. Foi organizado, ainda, um ponto de táxi na rua Dr. Bozano.

Os únicos bloqueios ocorrerão das 7h às 19h, na rua Júlio Augusto Ruzzarin, entre o Largo Formolo e a rua La Salle, para o comércio de flores. Nos demais cemitérios, haverá presença da Fiscalização de Trânsito para organização das vias de acesso, sem nenhum bloqueio.

A Fiscalização de Trânsito e de semáforos funciona normalmente, pelo telefone 118. No feriado, também não haverá cobrança das vagas do Estacionamento Rotativo Regulamentado (ERR). Todas as tarifas de pós-utilização aplicadas na quinta-feira (02/11) deverão ter as datas de regularização ajustadas para as 12h de sexta-feira (03/11).

Saúde alerta para evitar acúmulo de água nos túmulos

Sabendo que a população tem o hábito de limpar e ornamentar os túmulos nos dias que antecedem a data de Finados (02/11), a Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) orienta que todos estejam atentos a recipientes, nestes locais, que possam acumular água. Com o aumento das chuvas e da temperatura nesta época do ano, é importante que a comunidade atue em conjunto com os agentes de endemias para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus.

Algumas dicas são optar por vasos com as flores plantadas na terra; não deixar pratos embaixo dos vasos; retirar as embalagens que envolvem os vasos e/ou flores; não utilizar plantas que acumulem água nas folhas, como as artificiais e as bromélias; e não deixar sobre o jazigo nenhum outro objeto que possa acumular água. Os cemitérios são visitados regularmente pela equipe da Vigilância Ambiental, pois são considerados pontos estratégicos para o combate ao Aedes aegypti.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais