Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Samae orienta população para o uso consciente de água

Baixar Áudio por Pablo Ribeiro

Diretor-presidente do Samae, Ângelo Alberto Barcarolo destaca que, se não houver uso consciente da água e se não chover nos próximos três meses, o Município poderá adotar medidas de racionamento de água.

Foto: Samae/Divulgação

Desde dezembro de 2019 o Estado do Rio Grande do Sul está vivenciando tempos de pouca chuva. Alguns municípios gaúchos estão sofrendo de estiagem no abastecimento de água para a população, para a criação de animais e irrigação de plantios.

Conforme estudos técnicos realizados pela Divisão de Recursos Hídricos do SAMAE, a previsão meteorológica para os próximos três meses será de chuvas pontuais. Ou seja, o volume de chuva que adentrar nos reservatórios serão relevantes, porém não serão suficientes para atingir o nível de 100% das represas do Município.

Em entrevista ao programa Temática da Tua Rádio São Francisco, o diretor-presidente do Samae, Ângelo Alberto Barcarolo destaca que, se não houver uso consciente da água e se não chover nos próximos três meses, o Município poderá adotar medidas de racionamento de água.

Ouça AQUI a entrevista completa.

Outra informação relevante é que este inverno será marcado pelo fenômeno La Niña que corresponde a temperaturas baixas e pouca chuva, baseado nos estudos da Sala de Situação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do estado do Rio Grande do Sul. 

O Samae tem intensificado sua campanha de conscientização permanente, solicitando à comunidade o uso racional de água. A autarquia está veiculando o alerta nas redes sociais, destacando a importância das medidas básicas de economia, entre elas evitar o banho demorado, fechar a torneira para ensaboar a louça, não lavar carro ou calçada com mangueira, além de outros cuidados. O consumo sem desperdícios deve ser permanente e não somente em períodos de estiagem. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais