Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Samae passará a fornecer um novo suporte para instalação de hidrômetros

por Ivan Sgarabotto

O atual cavalete deve ser substituído por uma unidade de medição de água. A alteração garante maior segurança contra fraudes e evita o desperdício

Foto: Caroline Rosa

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) passará a fornecer uma nova opção de material para medição do consumo de água em Caxias do Sul. O novo modelo, conhecido como unidade de medição de água (UMA), é totalmente fechado, possibilitando que alterações sejam feitas apenas por funcionários da autarquia. Os moradores terão acesso aos registros normalmente.

Atualmente, os usuários precisam instalar os chamados “cavaletes”, que ficam expostos ao clima e são de fácil acesso às pessoas. Essa acessibilidade deixa os hidrômetros vulneráveis a vandalismos, roubos e ligações ilegais de água.

A adequação à UMA é opcional, mas é recomendada para as novas edificações por trazer mais benefícios. Não há a necessidade de troca em imóveis já construídos, apenas em casos em que o dono queira fazer algum tipo de mudança, como o acréscimo de leitores de consumo.

“O novo padrão colabora para a redução das perdas aparentes, ou seja, aquelas em que a água é consumida, porém não contabilizada devido a erros de medição ou fraude. Esse é um desperdício que todo mundo paga”, complementa Márcio Gasparetto, diretor da Divisão Comercial do Samae.

Como funcionará o novo sistema

A instalação da UMA será feita em uma mureta previamente construída pelo proprietário, dentro dos padrões estabelecidos pelo Samae. O morador pode se informar através do telefone 115.

A caixa será fornecida pelo Samae quando for solicitada a ligação da água. Os custos com a caixa, hidrômetro e instalação serão os mesmos que os cobrados para a instalação do cavalete atual, que é de R$ 439,30 reais.

As conexões internas serão feitas pela equipe do autarquia no dia da instalação. Também será colocado um lacre de aço com código que identifica o funcionário que realizou o fechamento da caixa. Isso garante o rastreamento do responsável em caso de necessidade.

Vantagens do sistema UMA

Proteção contra o clima

Proteção contra vandalismo

Proteção contra roubos

Proteção contra fraude

Acesso apenas a pessoas autorizadas

Diminui riscos vazamento e evita desperdícios

Facilidade de manutenção

Lacre de aço com número de rastreamento

Maior agilidade na leitura e fiscalização de medidores

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais