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Secretário dos Transportes fala da importância do projeto de concessão da ERS 324

por Ana Lúcia Jacomini

Expectativa do governo também é de que a tarifa do pedágio seja reduzida

ERS 324 entre Passo Fundo e Nova Prata poderá ter duas praças de pedágio
Foto: Divulgação/DAER

Estimular o desenvolvimento do Estado, por meio de investimentos privados e visando a melhoria dos serviços públicos. Esse é objetivo do programa RS Parcerias, que propõe a promoção de concessões e parcerias público-privadas, lançado nesta semana pelo governador Eduardo Leite. Entre os primeiros projetos está a concessão da ERS-324, após estudo de viabilidade feito pela consultoria KPMG/Manesco/Planos.

De acordo com o Secretário Estadual dos Transportes, Jovir Costela, o estudo apontou para melhorias viárias, manutenção e duplicação da rodovia no trecho entre Passo Fundo e Nova Prata, com a implantação de praças de pedágio e resultando em investimento de mais de R$ 1 bilhão em 30 anos. Os próximos passos do projeto, segundo ele, passam pela realização de consultas e audiência públicas. Ainda de acordo com o secretário, não há data e local confirmados para a audiência pública. Porém, ele confirma que, após as análises dos apontamentos feitos, que podem ou não alterar o conteúdo final, o documento será concluído e encaminhado aos órgãos reguladores, de fiscalização e controle, resultando na publicação do edital de licitação.

A expectativa para que isso ocorra é agosto deste ano. No caso da concessão da caso da ERS-324, o trecho pedagiado corresponde aos municípios de Passo Fundo até Nova Prata, numa extensão de 115 quilômetros. O período de concessão é de 30 anos, com investimento previsto superior a R$ 1 bi. As praças de pedágio estarão em Passo Fundo e em Nova Bassano. A tarifa máxima estimada por praça é de R$ 9,64. E, as obras previstas são: execução dos contornos em até seis anos, duplicação do trecho urbano em sete anos e duplicação total ao longo do período de concessão.

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