Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Ônibus abastecido com GNVerde é apresentado no RS

por Ivan Sgarabotto

Ação é resultado de uma parceria entre a Companhia de Gás do Estado (Sulgás), Scania, Braskem e Consórcio Verde Brasil (Ecocitrus e Naturovos)

O primeiro ônibus abastecido com biometano (GNVerde) a rodar no Brasil está no Rio Grande do Sul e foi apresentado oficialmente na manhã desta quinta-feira (29) em evento na sede da Brasken, em Triunfo. A ação é resultado de uma parceria entre a Companhia de Gás do Estado (Sulgás), Scania, Braskem e Consórcio Verde Brasil (Ecocitrus e Naturovos).

Antes de ser oficialmente apresentado, o ônibus passou por um período de demonstração, para comprovar a viabilidade do uso deste gás ecológico como alternativa de abastecimento para o transporte coletivo nas grandes cidades. Ele passou por países como o México e a Colômbia, sempre abastecido com GNV. Em Bogotá, foi testado em condições extremas: altitude elevada, baixa pressão atmosférica, tráfego pesado e ladeiras.

O secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, representou o governo do Estado na ocasião e afirmou que o projeto transcende o espectro de atuação da secretaria, pois envolve diversas cadeias produtivas, como a dos agricultores.

“O biometano não é o futuro, ele é o presente. O debate e o uso de energias limpas precisa ocorrer no presente, para que possamos construir um futuro melhor”, declarou. O secretário afirmou ainda que o governo do Estado é parceiro da iniciativa e que a nova diretoria da Sulgás vai dar andamento a este projeto bem sucedido.

Sobre o ônibus - O ônibus Scania Euro 6 tem 15 metros de comprimento, com dois eixos direcionais e capacidade para até 120 passageiros. As características do motor permitem que o veículo rode não só com biometano, mas também com Gás Natural ou a combinação de ambos. Esse ônibus já é referência na Europa e América Latina e está sendo abastecido com o GNVerde produzido pelo Consórcio Verde Brasil (Ecocitrus e Naturovos) em Montenegro. Diariamente, o veículo realiza uma rota demonstrativa no Polo Petroquímico de Triunfo, com apoio da Braskem. A iniciativa conta ainda com a parceria da Univates, que monitora a performance do veículo com o combustível.

GNVerde – Marca exclusiva da Sulgás para o gás biometano que terá distribuição no Estado do Rio Grande do Sul, o GNVerde é um combustível alternativo e 100% renovável, que já está sendo testado em veículos leves desde 2013. Produzido a partir da transformação de resíduos orgânicos em um gás equivalente ao gás natural, o GNVerde possui alto teor de metano (acima de 96,5%). A Sulgás aguarda regulação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para iniciar sua comercialização.

Sobre a Sulgás - A Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás) é a empresa responsável pela comercialização e distribuição de gás natural canalizado no Estado. Criada em 1993, atua como uma sociedade de economia mista, tendo como acionistas o Estado do Rio Grande do Sul e a Petrobras Gás S/A – Gaspetro. Iniciou a comercialização do gás natural em 2000, com a conclusão do gasoduto Bolívia-Brasil. Nos últimos anos, a Sulgás tem investido em ações para promoção de novas fontes de suprimento de gás natural no Estado, entre as quais algumas pesquisas para o aproveitamento de biogás.

Texto: Magali Beckmann
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais