Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Capacitação de servidores e desburocratização marcam as primeiras ações do Cidade Empreendedora em Marau

por Camila Agostini

Município investe no empreendedorismo local em parceria com o Sebrae RS

Foto: Arquivo Prefeitura de Marau

Realizado em diversas localidades do Rio Grande do Sul desde 2019, o Cidade Empreendedora visa engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção das políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. 

O Município de Marau está entre os integrados ao programa e atua em busca de novas ações para o desenvolvimento econômico e social por meio da qualificação do ambiente empreendedor local. Fruto de parceria entre o Sebrae RS e a Prefeitura Municipal, a iniciativa mobilizará empresários, servidores e agentes de desenvolvimento regional em um robusto plano de ação em oito eixos de atuação a serem realizados nos próximos dois anos.

A iniciativa possui quatro eixos centrais de atuação: Liderança, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação Empreendedora. Em casos específicos, cidades podem optar ainda por um plano complementar e customizado, agregando maior assertividade a demandas especiais. É o caso de Marau que terá ainda os eixos personalizados de Valorização das Empresas Locais, Inovação, Programa Municipal de Microcrédito e Turismo.

“Nosso diagnóstico nos remete para a contemplação destes eixos, que nos darão suporte para construção de novas políticas públicas de desenvolvimento. Marau possui uma característica consolidada: a vocação para o empreendedorismo. Nesta linha projetamos ações que impulsionem os resultados socioeconômicos do município com estratégias bem elaboradas”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, Caroline Casanova.

 

Primeiros passos:

Duas capacitações - Formação e Atualização para Agentes de desenvolvimento e Elaboração de Gestão de Projetos - realizados respectivamente no final do mês de outubro e início de novembro, marcaram as etapas iniciais do programa. No momento, o foco do programa é o início das consultorias do eixo de Desburocratização, visando à implementação da Rede Simples, e a revisão dos processos da prefeitura e a capacitação da Sala do Empreendedor do município, que em breve deverá agregar novos serviços para melhor atender à comunidade.

‘‘Trata-se de um município muito importante para toda a Região Norte e que está se desenvolvendo. Marau possui uma vocação empreendedora muito forte, com grande potencial em áreas como a indústria e o agronegócio’’, destaca o Analista de Desenvolvimento Territorial da Regional Norte do Sebrae RS, Patric Strapazzon. Segundo ele, outro ponto já em curso diz respeito ao eixo turístico, o qual está executando um estudo de diagnóstico local com previsão de entrega para fevereiro de 2022.

Em seu primeiro eixo central - Liderança -, agentes de desenvolvimento do município participam de cursos, formações e consultorias direcionadas com o objetivo de desenvolver a liderança pública. A orientação para otimizar processos como o de abertura de empresas é o foco do eixo Desburocratização. Compras Governamentais dispõe de soluções para concessões simplificadas e favorecidas aos pequenos negócios nas licitações públicas. Finalmente, o quarto e último eixo, Educação Empreendedora, busca fomentar e oferecer, por meio de oficinas e formações, conhecimentos sobre empreendedorismo e inovação para professores e estudantes. 

 

Informações: Moglia Comunicação Empresarial / Assessoria de Imprensa Sebrae RS

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais