Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
10:00:00
Gente Nossa
14:00:00
 
 

Governo do Estado repassa outorga do Aeroporto Hugo Cantergiani à Prefeitura de Caxias

por Daniel Lucas Rodrigues

Com a mudança, município passa a ter autonomia na administração do local

Foto: Lucas Munaretti/Divulgação

Após três décadas , nesta sexta-feira (28.04), o Aeroporto Hugo Cantergiani passou a ser administrado totalmente pela Prefeitura de Caxias do Sul. No mezanino do aeroporto, o governador Eduardo Leite e o prefeito Adiló Didomenico assinaram a transferência da outorga do Estado para Caxias. A outorga atesta quem é o responsável por um aeroporto.

No modelo anterior de administração, município tinha uma despesa de cerca de R$ 1 milhão por ano para auxiliar nas operações do Hugo Cantergiani. No entanto, a receita das atividades, estimada em cerca de R$ 4 milhões, ficava integralmente com o Piratini. Por conta disso, o município solicitou ao então governador Ranolfo Vieira Júnior a outorga para Caxias, em julho de 2022. No mês seguinte, veio o retorno positivo do governo do Estado.

A partir daí o município iniciou o processo de solicitação junto à Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), hoje ligada ao Ministério de Portos e Aeroportos, que é quem concede efetivamente a outorga. Em março desse ano o governo federal aprovou a transferência. 

Com a gestão integral pelo município, a receita do aeroporto também passa a ficar aqui e poderá ser reinvestida em obras e reparos necessários na pista, por exemplo.

No ato de assinatura também estavam presentes a vice-prefeita Paula Ioris, o secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, os deputados federal, Pompeo de Mattos, e estaduais Neri, o Carteiro, representando a Assembleia Legislativa, e Carlos Búrigo, o presidente da Câmara de Vereadores, Zé Dambrós, além de secretários, vereadores e representantes de entidades.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais