Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Portas feitas de blister são instaladas no Recanto da Compaixão Frei Salvador Pinzetta

Baixar Áudio por Clayton Camargo

Com a ajuda da comunidade, 13 portas estão sendo colocadas nessa semana

Foto: Beverli Rocha

A campanha Cartela do Bem iniciou em meados de 2022 em parceria com a Cooperativa Paz e Bem. De lá para cá, comunidades inteiras se mobilizaram para separar, juntar e destinar corretamente os blisters – embalagens típicas de cartelas de remédios. Famílias, escolas, igrejas, laboratórios, organizações da sociedade civil de Caxias do Sul e várias outras cidades, vem se mobilizado na proposta social, ambiental e de fomento à economia circular.

No total, já foram arrecadadas 38 toneladas de blister. Para confeccionar uma única porta ecológica, feita com o material reciclado, são necessárias em média de 800 kg a uma tonelada de cartelas. Os blisters são depositados em Ecotendas em quatro pontos de Caxias do Sul: nos estacionamentos da Igreja dos Capuchinhos e nos supermercados Andreazza - unidades do Kayser, Passeio Norte e Bela Vista, ou entregues diretamente na sede da Cooperativa Paz e Bem. Esses resíduos são prensados na Cooperativa e depois revendidos à recicladora fabricante das portas. Na fábrica, passam por processos de trituração e mistura com demais componentes que juntos formam o PWC Wood (um composto de policloreto de vinila e pó de madeira), um material altamente durável, resistente à umidade, anticupim, antichamas e reciclável.

Com a quantidade de cartelas recolhidas até agora, já foi possível garantir todas as portas dos 34 banheiros nos quartos do Recanto da Compaixão Frei Salvador Pinzetta que passa a funcionar como LAR de idosos em Caxias do Sul. As 34 portas já estão na cidade. Desse total, 13 estão sendo instaladas nos banheiros dos quartos nos 1.406,40m² do primeiro andar do prédio da ILPI (Instituição de Longa Permanência) que está pronto e sendo preparado para ser aberto aos moradores em abril.

As demais portas, ficam guardadas para a colocação nos outros andares conforme as etapas de conclusão nos próximos meses. A obra completa com seus 3.320,95 metros quadrados em três andares tem previsão de entrega total até o final do ano.

Cartela do Bem – Campanha permanente

A maior obra social da Serra Gaúcha e novo lar para idosos, o Recanto da Compaixão Frei Salvador Pinzetta, já conta com todas as 34 portas dos banheiros dos quartos feitas com blister. A partir de agora, a arrecadação vinda das cartelas de remédios passa a reverter recursos financeiros para a manutenção do funcionamento da instituição.

O material excedente àquele usado para a confecção das portas, teve o primeiro repasse em dinheiro no dia 19 de março no valor de R$ 2.129,00, recurso que passa a compor o fluxo de caixa para o início do funcionamento da ILPI.

Cartela do Bem  - Sustentabilidade

O blister não deve ser descartado nem no lixo comum, nem na reciclagem comum. O descarte indevido oferece riscos para a saúde pública, a fauna e a flora.

Ao destinar corretamente nas Ecotendas da Cartela do Bem, o blister é revendido e reutilizado. Na sua composição primária, contém cerca de 15% de alumínio que pode ser recuperado e o resultado final é 100% reciclável. A reutilização desse tipo de material reduz gastos de energia elétrica e outros recursos naturais para a fabricação de novos produtos. Também pode compor novos materiais plásticos que voltam à sociedade de várias formas como portas, telhados e outros.

Em Caxias do Sul, a campanha Cartela do Bem conseguiu evitar que 38 toneladas de cartelas de remédios fossem parar no aterro sanitário.

Também vale mencionar que o tempo médio de decomposição desse tipo de resíduo pode durar de 200 a 600 anos na natureza.

Cartela do Bem – Economia Circular

No processo de parceria entre o Recanto da Compaixão Frei Salvador Pinzetta e a Cooperativa Paz e Bem, o aumento da entrega de materiais recicláveis nas Ecotendas, também fomentou o trabalho das mais de 65 famílias cooperadas que mantém emprego e renda com a separação e reciclagem. Em cada ponto de coleta, além das cartelas que são 100% voltadas para o uso do Recanto da Compaixão, são entregues também plásticos de todos os tipos e outros recicláveis. É com a coleta desses materiais que os associados garantem lucratividade para manter e ampliar a atividade da Cooperativa. Em cerca de dois anos de campanha, a Cooperativa Paz e Bem vem se desenvolvendo: novos equipamentos foram adquiridos para qualificar o trabalho interno, programas voltados a pessoas em situação de rua foram implantados, a infraestrutura do galpão/sede foi revitalizada e germinam muitos outros sonhos que logo serão realidade no local. Entre eles, um espaço cultural e recreativo para filhos de associados e o trabalho de educação ambiental em escolas com as personagens da reciclagem – tornando a cultura do descarte correto, uma realidade plena.

 

O presidente da Cooperativa Paz e Bem, Tiago Pavelski, fala amplamente da campanha em entrevista ao programa Temática. Confira na íntegra em áudio (acima).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais