Alunos de sete escolas de Garibaldi participaram ontem da formatura do curso do Proerd
Nesta quarta-feira, 26 de dezembro, no Parque da Fenachamp, ocorreu o ato de conclusão, que contou com a participação de autoridades do município.
O PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – foi criado nos Estados Unidos. No Brasil, chegou através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro em 1992. No Rio Grande do Sul, a partir de 1998, a Brigada Militar, em parceria com a Secretaria de Educação, deu início ao programa em algumas escolas. Em Garibaldi, o PROERD é desenvolvido há vários anos, sendo que nos últimos nove conta com a participação da instrutora Karoline Degliomeni.
Nos dois semestres de 2025, o programa foi desenvolvido junto aos alunos dos quintos anos, em 18 turmas de sete escolas de Garibaldi. Nesta quarta-feira, 26 de dezembro, no Parque da Fenachamp, ocorreu o ato de conclusão, que contou com a participação de autoridades do município.
Os alunos que concluíram o curso são das seguintes instituições: Escola Estadual de Ensino Fundamental Armando Peterlongo; Escola Estadual de Ensino Fundamental Heitor Mazzini; Escola Estadual de Ensino Fundamental Madre Felicidade; Escola Estadual de Ensino Médio Dante Grossi; Escola Municipal Visconde de Cairú; Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Cattani; e Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Glória.
A formatura representa a coroação dos ensinamentos levados através do PROERD para 260 alunos. O programa tem como finalidade orientar os jovens para que resistam às drogas e à violência. Desenvolvido pela Brigada Militar, o PROERD leva conhecimento e informações para que os estudantes tomem decisões seguras e responsáveis.
“Durante os 10 e 11 anos, os adolescentes buscam referências e querem estar em grupos. É nesse momento que entra a importância de boas escolhas, boas relações e boas influências. Os pais são fundamentais nesses anos, acompanhando os estudantes, estando junto deles e cuidando das companhias”, destaca a instrutora Karoline Degliomeni.
Cada aluno vive uma realidade diferente, que às vezes torna difícil modificar algumas situações vividas em casa. Porém, o programa leva exemplos de valorização da vida, com o objetivo de plantar uma sementinha do bem. Também são apresentados aos alunos os pontos negativos do uso de drogas, mostrando a transformação e o caminho sem volta que seus efeitos podem causar.
Comentários