Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Atenção para o prazo final do alistamento militar deste ano

por Ana Lúcia Jacomini

Jovens nascidos no ano 2000 precisam se alistar nas Forças Armadas

Imagem Ilustrativa
Foto: Reprodução/EBC

Os jovens brasileiros do sexo masculino, que nasceram no ano 2000, têm até ofinal desgte mês para fazer o alistamento militar obrigatório. A partir deste ano, quem tiver inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF), poderá fazer o alistamento para o Serviço Militar pela internet, por meio da página alistamento.eb.mil.br. Os rapazes que completam 18 anos neste ano e que ainda não têm CPF ou que têm dificuldade de acessar à internet, devem procurar a Junta de Serviço Militar (JSM) de sua cidade. É preciso apresentar os originais de um documento de identificação, que pode ser uma certidão de nascimento, uma carteira de identidade, de motorista ou até mesmo a carteira de trabalho, duas fotos 3x4 recentes e um comprovante de residência.

Se o jovem perder o prazo, ele também fica em débito com o Serviço Militar. Isso causa restrições para obter ou prorrogar validade de passaporte; assumir cargo público; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino; obter carteira profissional ou registro de diploma de profissões liberais e inscrever-se em concurso público. Além disso, se perder o prazo, o jovem deve ir a uma junta, pagar uma multa de R$ 4,10, que aumenta por dia de atraso, e realizar o alistamento.

O serviço militar possui as seguintes etapas: primeiro o alistamento, depois uma seleção geral na qual são verificadas as capacitações do candidato, as avaliações físicas e intelectuais e, estando apto, a designação para uma das organizações militares. O Serviço Militar tem duração de um ano, mas pode ser prorrogado por mais sete. O Ministério da Defesa espera que um milhão e oitocentos mil cidadãos façam o alistamento neste ano, e que cerca de 100 mil sejam incorporados a organizações militares.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais