Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Residencial Rota Nova em Caxias do Sul é inaugurado

por Ivan Sgarabotto

Unidades habitacionais foram entregues aos moradores contemplados no programa do Governo Federal

Foto: Petter Campagna Kunrath

A inauguração do Residencial Rota Nova, no Loteamento Mattioda, em Caxias do Sul, aconteceu na tarde desta sexta-feira, 25, e contou com a presença do prefeito Daniel Guera, dos ministros das Cidades, Bruno Araújo, e do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, além do vice-governador, José Paulo Cairoli.

A cerimônia também foi prestigiada pela primeira-dama, Andrea Marchetto Guerra; a senadora Ana Amélia Lemos; o deputado federal Darcísio Perondi; o diretor regional da Caixa, Hélio Duranti; o deputado estadual, Tiago Simon, representando a Assembleia Legislativa; e o secretário municipal da Habitação, Elisandro Fiúza. Durante a solenidade, a placa de inauguração do Rota Nova foi descerrada pelas autoridades, que também entregaram simbolicamente as chaves dos apartamentos para nove famílias contempladas.

Ao fim da solenidade, as famílias permaneceram e receberam orientações sobre as mudanças, que começarão a partir desta segunda-feira, 28. O processo será feito com auxílio da prefeitura para os moradores que solicitaram a ajuda e já foram previamente cadastrados. Serão disponibilizados caminhões da Secretaria da Habitação (SMH) para o carregamento dos pertences. Logo após a saída, as equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Smosp) farão a demolição das casas. A partir desse trabalho de remoção, a área será devolvida ao Estado. As famílias terão um mês para ocuparem os apartamentos do Rota Nova. Quem não se mudar dentro desse prazo, perderá o imóvel e, automaticamente, uma das 33 famílias da lista de suplentes será chamada pela Caixa para substituição.

O empreendimento entregue às famílias faz parte do programa do Governo Federal “Minha Casa, Minha Vida”, por intermédio da Caixa. O projeto do Rota Nova é orçado em cerca de R$ 50 milhões, com recursos do Governo Federal e contrapartida do Município, contemplando 420 famílias dentro dos critérios estabelecidos em edital público. Atualmente, elas vivem em áreas de ocupação e de extrema vulnerabilidade às margens da Rota do Sol (RSC-453), nos bairros Santa Fé e Cidade Industrial.

Prefeito entrega reivindicações a ministro e senadora

O prefeito Daniel Guerra também aproveitou a vinda das autoridades na inauguração do Rota Nova para entregar uma pauta de reivindicações do Município. O ofício foi entregue ao ministro das Cidades, Bruno Araújo, à senadora Ana Amélia Lemos, e deverá ser encaminhado ao presidente Michel Temer. Na pauta, estavam: a solicitação de recursos para a implantação do aeroporto de Vila Oliva, um pleito para ampliação do teto do valor repassado para atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) e mais agilidade nos trâmites no processo de empréstimo entre a Prefeitura de Caxias do Sul e o Banco de Fomento Andino, no valor de US$ 33 milhões, para o asfaltamento de estradas do interior.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais