Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Norte Gaúcho deverá ter a semana mais fria do ano

por Ana Lúcia Jacomini

Temperatura mínima prevista na região é de 3 graus negativos

Imagem enviada por ouvinte da emissora na frente fria da semana passada
Foto: Especial/Tua Rádio Alvorada

Em virtude de notícias que estão sendo veiculadas sobre o frio intenso na região Sul do Brasil, a Coprel está compartilhando a previsão do tempo feita pela equipe de meteorologistas da Aquaeris – empresa com a qual tem parceria para o monitoramento do clima em sua área de atuação. De acordo com a nota técnica, será a frente fria mais forte deste inverno, com queda acentuada nas temperaturas já a partir da madrugada desta terça-feira, 27/07.

Num primeiro momento, vai ter chuva com volumes estimados entre 15 a 30 milímetros. Nesse evento, não se descarta a possibilidade de temporais localizados. Na sequência, uma intensa massa de ar frio e seco (massa de ar polar), que avança pelo sudoeste gaúcho, traz declínio acentuado nas temperaturas. Entre a quarta-feira, 28, e o sábado, 31/07, a massa de ar frio se instala e deverá proporcionar dias de frio intenso, com temperaturas negativas especialmente no amanhecer de quarta, quinta e sexta. As máximas ficam por volta de 8 a 10 graus nestes dias e a mínima deverá ser na quinta-feira, 29/07, com 3 graus negativos.

Com a intensidade do ar de origem polar, há condições para neve ou chuva congelada na noite de quarta e madrugada de quinta-feira, em municípios como Soledade, Gentil, Barros Cassal e arredores. Trata-se de uma sequência de dias com formação de geada forte e mnão se descarta a geada negra. Ainda conforme a Coprel, já aconteceram outros episódios de frio intenso como esse, nos anos 2000, 2007, 2009 e 2013. Apesar da previsão, não se configura uma situação de calamidade.

 Recomendações para dias de frio intenso:

- Atenção com a população mais vulnerável (idosos, crianças, enfermos e moradores em situação de rua);

- Atenção aos animais domésticos devem ser abrigados nas noites mais frias;

- Usar bastante agasalho;

- Manter o consumo de água;

- Evitar locais fechados e com muita circulação de pessoas;

- Adotar medidas preventivas em relação a geada, para reduzir perdas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais