Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Festival da Primavera na Feira Ecológica de Caxias do Sul celebra a estação neste sábado

Baixar Áudio por Beverli Rocha

Evento terá café da manhã com produtos sazonais, distribuição de mudas, orientações sobre compostagem e ações de conscientização alimentar e ambiental na Praça das Feiras

Foto: Anahi Fros

A Feira Ecológica de Caxias do Sul (FECXS) realizará o seu tradicional Festival da Primavera no próximo sábado (26/9), das 7h às 11h. O evento, que será realizado na Praça das Feiras, no bairro São Pelegrino, celebrará a renovação da temporada e a chegada do período de maior vitalidade do ciclo agrícola por conta das condições ideais para o plantio e germinar dos cultivos. A programação é gratuita e aberta à comunidade.

Entre os convidados desta edição estão alunos e professor da Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (Efaserra), Mudas Piccoli, acadêmicas do Projeto Extensionista do Curso de Nutrição da FSG, disciplina Itinerário Extensionista, e voluntários do Conselho das Árvores.

Das 7h às 8h, será servido um café da manhã especial à base de produtos da estação, tudo preparado pelas famílias de agricultores. A partir das 8h, a feira recebe bancas convidadas e orientações com foco em sustentabilidade, alimentação consciente e preservação ambiental. Haverá distribuição de mudas de hortaliças e de árvores.

Em caso de chuva, as atividades serão transferidas para o dia 3 de outubro.

Joceli Veadrigo, a Piccola,  feirante da banca de café e delícias La Nieta, concedeu entrevista sobre o assunto. Confira o conteúdo completo em áudio (acima).

 

 

Saiba os destaques da programação 

7h às 8h

Café da manhã com alimentos da estação

8h às 11h

Aproveitamento Integral dos Alimentos associado às PANC

Sobre a ação: acadêmicas do curso de Nutrição do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), como parte do Projeto Extensionista, disciplina Itinerário Extensionista, promoverão a conscientização sobre o aproveitamento integral dos alimentos e a valorização das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC). Serão apresentadas receitas preparadas com o aproveitamento integral dos alimentos, incluindo opções de bolos, doces e salgados, além de geleia, tudo elaborado com ingredientes cultivados ou processados pelas famílias de agricultores da Feira Ecológica de Caxias do Sul. A proposta busca aproximar o conhecimento acadêmico da comunidade e incentivar práticas alimentares mais sustentáveis, reduzir o desperdício de hortaliças e ampliar o conhecimento sobre formas criativas de utilização dos insumos na cozinha.

Cultivos na primavera, compostagem e distribuição de mudas de hortaliças

Sobre a ação: Estudantes e professor da Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EFASERRA) orientarão os visitantes da Feira Ecológica sobre formas de cultivo na primavera e compostagem urbana, ensinando como realizar o processo de aproveitamento dos resíduos domésticos orgânicos (cascas, restos de comida, folhas de árvores, corte de grama, entre outros) na produção de composto orgânico, que pode ser utilizado como um excelente adubo, rico em minerais e ácidos húmicos e fúlvicos. Quem passar pela banca convidada ainda poderá levar para casa mudas de hortaliças da Viveiros Piccoli, com dicas de cultivo sobe cada variedade.

Localizada na Terceira Légua, interior de Caxias do Sul, a EFASERRA tem como base do ensino e a aprendizagem a Pedagogia da Alternância, que alia a teoria à prática na agropecuária. A instituição acolhe estudantes de 36 municípios e oferece cursos de Ensino Médio Técnico em Agropecuária, sendo entidade formadora de Aprendizagem Profissional, com dois programas para Jovem Aprendiz.

A empresa familiar Viveiros Piccoli soma 31 anos de experiência na produção de mudas, contando com estufa exclusiva para a produção de orgânicos. Está sediada na Comunidade de São João, Terceiro Distrito, Farroupilha. Para a festa, deverá levar para distribuição alfaces lisa, vermelha, crespa, mimosa e americana, repolho, brócolis e tomate. Haverá limite para retirada de unidades.

 

Comemoração do Dia da Árvore no Festival da Primavera

Sobre a ação: o Conselho das Árvores distribuirá mudas de árvores aos frequentadores da Feira Ecológica de Caxias do Sul, além de conversar com as pessoas sobre os importantes serviços ecossistêmicos proporcionados por essas plantas, relacionados à regulação climática, melhoria da qualidade do ar, interceptação das águas pluviais, redução do escoamento superficial, proteção do solo, recarga hídrica, conservação da biodiversidade e promoção do bem-estar físico e psicológico da população. O movimento surgiu em 2012 para denunciar os maus tratos ao patrimônio arborístico de Caxias do Sul. Recentemente, foi constituído juridicamente como Organização Não Governamental (ONG), sendo lançado publicamente no dia 29 de julho deste ano. A organização vem sendo, ao longo dos anos, referência de denúncias da população caxiense indignada com os cortes e podas indevidas. Seus fundadores reconhecem a arborização como elemento essencial ao equilíbrio ambiental, à saúde coletiva, ao conforto urbano, à biodiversidade, à paisagem e à identidade da cidade, bem como a interdependência existente entre pessoas, natureza e sistemas urbanos.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais