Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Relatório final do plano de mobilidade de Caxias será apresentado à comunidade nesta quarta (27)

por Daniel Lucas Rodrigues

Apresentação ocorre no plenário da Câmara de Vereadores, a partir das 18h30

Foto: Rodrigo Rossi/Divulgação

A Prefeitura de Caxias do Sul apresentará nesta quarta-feira (27/03) à comunidade o relatório final do Plano Diretor de Transportes e Mobilidade Urbana (Planmob Caxias). O evento inicia às 18h30, no plenário da Câmara de Vereadores, aberto ao público. A empresa URBTEC™, consultora que desenvolveu o plano, utilizará a reunião para formalizar a entrega dos materiais por ela desenvolvidos para a administração e para a sociedade civil.

As intenções do plano já estão disponibilizadas em formato digital para consulta pública no site do Planmob, dentro do site da Prefeitura. Dentre as ideias do Planmob, está a construção e ampliação das faixas de ciclovia na cidade, principalmente na área central, a implementação de novas estações principais de integração (EPIs), projetar a Avenida Júlio de Castilhos como uma via prioritária para ciclitas e pedestres, ampliando os pontos de passeio público, entre outras.

A elaboração do Planmob Caxias ocorreu dentro de um período de 18 meses, dividido em nove etapas, em um processo que contou com ampla participação social. Foram realizados 53 eventos, dos quais 22 de ordem técnica e 31 atividades abertas à comunidade.

Como resultado do estudo, houve a elaboração de 24 diretrizes e 72 propostas, além de 563 ações distribuídas nos planos municipais de ciclomobilidade, acessibilidade, pedestrianização e calçadas, gestão da demanda e melhorias da oferta, além do plano de implantação, gestão e monitoramento. O Planmob Caxias é uma exigência da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), sancionada através da lei federal nº 12.587/2012. O Prefeito Adiló Didomenico sancionou a lei do Planmob Caxias (nº 9.076/2023) em 26 de dezembro de 2023

O plano diretor de mobilidade urbana teve financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (FAS).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais