Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Falta de chuvas ainda afeta municípios da região

Baixar Áudio por Taliane Radaelli

Este conteúdo está disponível, também, no áudio da matéria

Desde o início do ano o estado do Rio Grande do Sul passa por um período de estiagem. Ainda no mês de janeiro, alguns municípios decretavam situação de emergência e alertavam sobre as perdas relacionadas, principalmente, às culturas de milho e soja. No mês de março, o volume de chuvas continua baixo e traz mais uma preocupação, o abastecimento de água. Em alguns municípios da região a orientação é economizar e diminuir o consumo. 

A Barragem de Ernestina, por exemplo, está com o volume de água abaixo do esperado, como explica Danilmar da Costa, ex prefeito do município de Nicolau Vergueiro o problema maior está na entrada dos rios. Segundo ele, o Rio Três Passos, está a cerca de 2 metros abaixo do nível, o que reforça a necessidade de conscientização e cuidado com o consumo. 

Danilmar aponta outra preocupação, com o baixo nível de água a mortandade dos peixes vem aumentando. Segundo ele, lagoas estão se formando nas entradas dos rios comportando menos água e assim disponibilizando de menos oxigênio para os peixes que acabam morrendo. 

A entrevista completa com Danilmar da Costa está disponível no áudio da matéria.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais