Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Prefeitura de Caxias firma parceria com projeto Mão Amiga e Mitra Diocesana para ocupação do prédio do antigo INSS

Baixar Áudio por Pablo Ribeiro

Projeto, que já está em tramitação na Câmara Municipal, prevê que o local se torne espaço para acolhimento aos moradores de rua e idosos

Foto: Adriano Chaves/Divulgação

Uma parceria entre a Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Fundação de Assistência Social (FAS), projeto Mão Amiga dos freis Capuchinhos e Mitra Diocesana permitirá que o prédio que sediava o antigo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), localizado no final da Rua Pinheiro Machado, no bairro Cinquentenário, se torne um local para acolhimento aos moradores de rua e aos idosos.

O Projeto de Lei que autoriza a cedência do espaço foi protocolado pela Prefeitura na Câmara de Vereadores no final de dezembro de 2019, ainda na gestão do prefeito cassado Daniel Guerra (Republicanos) e pretendia transformar o local numa Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI). O projeto já tramita no Legislativo.

Na última quinta-feira (20), uma reunião entre a prefeitura com o responsável pelo projeto Mão Amiga, Frei Jaime Bettega e com representantes da Mitra Diocesana de Caxias do Sul, os padres Eleandro Teles e Leonardo Pereira firmou a parceria para a ocupação do prédio.

No início de 2017 o imóvel foi doado ao Município pela União, então proprietária do prédio, com a exigência de ser utilizado para atendimento à saúde e à assistência social. A Associação Mão Amiga manifestou interesse em realizar no prédio as obras e melhorias necessárias para a implantação de uma casa de idosos. A entidade também se responsabilizará pela manutenção do serviço e das instalações. A cessão de uso será válida por 20 anos, podendo ser prorrogada por igual período.

Conforme o idealizador do Projeto Mão Amiga, Frei Jaime Bettega, as solicitações para uma vaga em casas de acolhimento para idosos são muito elevadas. No Lar da Velhice São Francisco de Assis, por exemplo, onde Frei Jaime faz parte da diretoria e é assistente espiritual, a fila de espera é grande. Por esse motivo, o Mão Amiga vem, há algum tempo, negociando através da Fundação de Assistência Social (FAS) a cedência de um prédio por parte da prefeitura. “O Mão Amiga daria um jeito com eventos e promoções para recuperar esse prédio e adaptá-lo. Vendo a estrutura e, depois da avaliação feita pela prefeitura, vimos que é possível recuperar esse prédio, pois ele está em boas condições. Agora, nós dependemos da Câmara de Vereadores”, diz o Frei Jaime.

Segundo o padre Leonardo Pereira, a proposta da Diocese de Caxias do Sul para o uso do espaço é de tornar permanente o projeto Hospedagem Solidária que, há dois anos, é realizado apenas durante o período de inverno. Dezenas de pessoas em situação de rua recebem abrigo, espaço para tomar banho, atendimento médico, corte de cabelo, além de refeições preparadas por voluntários. “Nós estamos confiantes de que poderemos fazer um trabalho em parceria, um trabalho coletivo e de mútua ajuda com diversas instituições e diversos órgãos do município também”.

Se o projeto de lei for aprovado na Câmara, casa de acolhimento poderá ter capacidade para abrigar 100 pessoas. O nome deverá ser Recanto da Compaixão Frei Salvador, em homenagem ao Frei Salvador Pinzetta, que atuou em Flores da Cunha, e está com o processo de canonização em andamento.

O prédio foi construído na década de 1960 e está desocupado desde 2011, quando foi encerrado o contrato de aluguel firmado entre o Município e a União. A propriedade do espaço foi revertida ao Município no início de 2017, com o local já depredado e sem diversas estruturas metálicas e portas, retiradas por vândalos. São três pavimentos que acompanham o desnível do terreno, sendo composto por subsolo, pavimento intermediário e pavimento térreo, num total de 2.773 metros quadrados. O imóvel é avaliado em R$ 4 milhões.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais