Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Lagoa Vermelha comemora hoje o dia de sua fundação

por Diego Girardi

A data oficial da fundação foi oficializada pelo fazendeiro José Ferreira Bueno, em 25 de janeiro de 1845. Foi ele que doou a área de cerca de 1 milhão de metros quadros para o início da futura cidade

Foto: Divulgação

A partir do século 16, o território foi ocupado por gado, trazido pelos jesuítas das reduções. O rebanho, em pouco tempo, tornou-se bravio e selvagem, reproduzindo-se em mais de um milhão de cabeças. A localidade conhecida como fundos dos campos de Vacaria, era rota de tropeiros vindos de diversos pontos do Estado em direção à Feira de Sorocaba e vice-versa. Esse caminho foi aberto entre 1734 e 1736.

Uma grande quantidade de gado dispersa e a beleza natural da região e a crise no comércio de mulas, por volta de 1840, atraíram posseiros de São Paulo e do Paraná, que passaram a dedicar-se à pecuária. Logo começaram a surgir os problemas de legitimidade das posses. Foi este o caso das terras do fazendeiro José Ferreira Bueno, que tinha posse de uma fazenda de alguns milhares de hectares. José Ferreira Bueno marcou a data oficial para a fundação da povoação, no dia 25 de janeiro de 1845. Promoveu uma reunião de moradores e fazendeiros, improvisou uma festinha e fez a doação verbal da área de terreno com um milhão de metros quadrados para a edificação da futura cidade, com o nome de São Paulo de Lagoa Vermelha em homenagem ao padroeiro.

No ano de 1850, mais precisamente dia 17 de fevereiro, São Paulo de Lagoa Vermelha é elevado à categoria de freguesia. Lagoa Vermelha e Vacaria passam então, a pertencer à Santo Antônio da Patrulha.

Vacaria foi desmembrada em 22 de outubro de 1850, incluindo em seu território Lagoa Vermelha. Em 26 de novembro de 1857, pela Lei estadual n° 391, Vacaria foi suprimida, voltando com o território de Lagoa Vermelha para Santo Antonio da Patrulha. Em 17 de fevereiro de 1857, o Conselheiro Jerônimo Francisco Coelho, Presidente da Província, sancionou a Lei n° 358, que levava à categoria de Freguesia a Capela de São Paulo de Lagoa Vermelha. Com esta promoção tornou grande vulto a campanha para a criação do município. Depois de incessantes trabalhos de pessoas influentes da região, foi criado, pela Lei Provincial n° 1018 de 12 de abril de 1876, o município de Lagoa Vermelha, compreendendo nele todo território do nordeste da Província, incluindo Vacaria.

A Vila de Lagoa Vermelha (município) só foi instalada no dia 18 de janeiro de 1877. A reação em Vacaria contra o município de Lagoa Vermelha foi forte, os seus líderes não se conformaram com a situação e, em 1° de abril de 1878, foi novamente criado o município de Vacaria, suprimindo-se o de Lagoa Vermelha. A freguesia de Lagoa Vermelha, pelo Ato de 15 de outubro de 1878, passou à condição de 3° Distrito de Vacaria. Assim, Lagoa Vermelha conseguiu sua primeira emancipação,em 12 de abril de 1876, que durou até 1° de abril de 1878, (neste período a comunidade lagoense ficou sob a administração de uma Câmara de Vereadores nomeada), com a emancipação de Vacaria da qual Lagoa Vermelha, posteriormente, passou a ser 3° Distrito.

A emancipação de Lagoa Vermelha ocorreu em 10 de maio de 1881, pela Lei n° 1309 e sua instalação definitiva, em 26 de janeiro de 1883.

Fonte: História, publicada no Site da Prefeitura de Lagoa Vermelha

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais