Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Os reflexos da pandemia na economia do município de Marau

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Se preferir, ouça este conteúdo no player de áudio da matéria

Imagem Ilustrativa
Foto: Reprodução/Cesar Augusto Crestani

A redução na arrecadação de ICMS em Marau, neste ano de 2020, deve girar em torno dos 10%. A informação foi dada pelo titular da Secretaria Municipal de Fazenda, Valeriano Pessini. Em entrevista para a Tua Rádio Alvorada ele explicou que a diminuição das vendas do comércio, em função da pandemia de coronavírus, puxa a arrecadação para baixo. A projeção de impacto no orçamento municipal fica na faixa dos R$ 5 milhões, segundo ele. Para não prejudicar o andamento da máquina pública e os investimentos municipais, conforme Pessini, foram feitos ajustes, adaptações e remanejos, dentro daquilo que é permitido por lei.

Outro dado fornecido pelo secretário, é sobre o fechamento e a abertura de empresas. Ele revela que de março até agora, 45 empresas fecharam em Marau e outros 18 microempreendedores individuais, neste mesmo período, pediram baixa de seus cadastros. Valeriano Pessini comenta, porém, que apesar da pandemia, estes números não são muito diferentes dos verificados em anos anteriores. E, em contrapartida, no mesmo período, conforme dados da Secretaria de Fazenda, 43 novas empresas abriram suas portas e mais de 50 pessoas se inscreveram no município, como MEIs. 

Uma outra realidade apresentada pelo secretário é sobre o aumento na oferta de empregos. Embora este dado seja controlado pelo governo federal, ele comenta que percebe-se um aumento na divulgação de vagas em aberto em empresas locais. Ou seja, muitas empresas marauenses estão contratando neste período. A entrevista de Valeriano Pessini, na íntegra, está disponível no player de áudio desta matéria. Em vídeo, você pode acompanhar o conteúdo na página da Tua Rádio Alvorada no Facebook.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais