Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Rádio Veranense completa 59 anos com a expectativa de migrar para o FM

por Davi Trintinaglia

Emissora deve ocupar a frequência 107.5

Foto: Rádio Veranense

A Rádio Veranense completa 59 anos nesta quinta-feira, 24 de março, e com a expectativa de em 2016 migrar para o FM. A história iniciou nos anos 1950.

Com recursos da Paróquia e da Província dos Freis Capuchinhos de Caxias do Sul, foi instalada a Rádio Veranense em um dos pisos do Edifício Dom Vital no centro da cidade. Foi fundada em 24 de Março de 1957, onde em abril de 1964 foi transferida para o Seminário São José onde está até hoje, também no centro.

No início da sua historia a programação era a evangelização e também programas musicais. Sua potência inicial era de 100 Watts, e logo depois passou a transmitir com 250 watts e 500 watts e posteriormente para 1 Kilowats. Em 1990 passou para 5 Kilowatts abrangendo toda região nordeste do estado do Rio Grande do Sul.

Ao longo dos anos a Emissora foi aumentando o seu espaço de programação. O Programa mais antigo da Rádio Veranense é o Veranense Show sempre levado ao ar nos sábados à tarde. Sua programação é bastante variada com religião, programas musicais, esporte, entretenimento, dicas e jornalismo atualizado que nos últimos anos ganhou um grande espaço em sua grade. A Rádio Veranense é um veiculo de comunicação que busca a Evangelização, a promoção e o desenvolvimento do ser humano, a pratica da justiça, da paz, da ecologia e a organização do povo.

Em 2000, a emissora adquiriu um novo transmissor de 5 Kwats transistorizado da marca Continental importado. Em 2001 foi adquirido um novo transmissor de 1 kwats também transistorizado e reversível para 500 e 250 Watts potência que é utilizada nas transmissões noturnas, devido à exigência da Anatel. Nos últimos anos a parte interna, nos estúdios também foi realizada uma reforma geral com total modernização e todos os seus equipamentos de transmissão. Em 2005 inaugurou seu novo parque de transmissores, com nova e moderna antena, alem de toda reestruturação no sinal de transmissão. A programação da Rádio Veranense é transmitida 24 horas ao dia.

A emissora está localizada na Rua 24 de Maio 671, Centro de Veranópolis. Com 5 Kwts de potência abrange uma área de mais de 160 quilômetros de distância para os municípios que estão compondo a serra gaúcha. Alem de Veranópolis a emissora tem grande audiência nos municípios de Vila Flores, Fagundes Varela e Cotiporã, além de Nova Prata, entre outros. Características e filosofia dos programas. Na área religiosa, busca a formação e evangelização do povo. Nos programas musicais, o entretenimento e a preferência do seu ouvinte. No jornalismo e no esporte a verdade dos fatos.

A Emissora sobrevive exclusivamente da venda de publicidade. A Rádio Veranense desde ano 1999 é componente da RedeSul de Rádio com sede em de Caxias do Sul. Em todas as pesquisas de audiência a Rádio Veranense se mantém sempre em primeiro lugar na preferência dos ouvintes com percentual sempre acima de 85%.

Atualmente a emissora é dirigida pelo Superintendente Frei Alceu Ferronato pelo gerente Jose Alberto Salla e tem na coordenação de jornalismo Marco Aurelio Moura Santana. Tem como locutores Mario Vivan, Dirceu Tedesco, Evandro Farenzena, Neri Mattiuz, Davi Trintinaglia e Tiago Grandi. Na recepção, Monique Duz, na TI Tadeu Fantini e na OPEC Edianes Farina. Neste ano a emissora deve migrar para o FM e ocupar a frequência 107.5.

Ouça a entrevista com Saul da Silva Santos Júnior, um dos primeiros locutores da Rádio Veranense.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais