Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Jogos Coloniais da Festa da Uva recebem o Prêmio Caxias pelos seus 30 anos

por Pablo Ribeiro

Prêmio foi concedido pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul e entregue no estande do Legislativo, nos pavilhões

Foto: Denerlei Antonioli/Câmara Caxias/Divulgação

Os 30 anos dos Jogos Coloniais da Festa Nacional da Uva foram reconhecidos por meio do Prêmio Caxias, entregue pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. O ato ocorreu na noite desta sexta-feira (23/02), junto ao estande do Legislativo caxiense, no Centro de Eventos da Festa da Uva. A cerimônia contou com as presenças da rainha Lizandra Chinali e das princesas Eduarda Menezes e Letícia de Carvalho, além das outras 12 embaixatrizes, que prosseguem na divulgação dos festejos, que encerram no dia 3 de março.

A presidente da Câmara, vereadora Marisol Santos (PSDB), lembrou que as práticas, então denominadas de Olimpíadas Coloniais, começaram em 1994. Classificou a ideia como audaciosa, a partir da condução do presidente da Comissão Comunitária da Festa à época, o empresário Nestor Perini.

De acordo com a vereadora, um fator para familiarizar a comunidade com os jogos foi a participação do cartunista Iotti. Relatou que, a partir do humor do Radicci, icônico personagem colono italiano, a população era estimulada a se integrar às atividades. A presidente do legislativo destacou que, nessas três décadas, criou-se um espírito de competição e celebração. Ficou um legado de união pela valorização do povo, preservando a história e fortalecendo o futuro com memórias afetivas.

O Presidente da Comissão Comunitária desta 34ª Festa Nacional da Uva, Fernando Bertotto destacou que os precursores da ideia popularizaram diversas modalidades coloniais, tais como: fazer bigoli (massa), debulhar milho, amassar uva, arremessar queijo, correr com carriola, saco e trator.

Integrantes do grupo de idealizadores dos Jogos Coloniais, Lisete Oselame e Ronald Cavagnoli receberam o troféu alusivo ao Prêmio Caxias e os diplomas

A programação dos Jogos Coloniais estipulou 15 edições para esta Festa da Uva, que tiveram início no dia 13 de janeiro. A última rodada está marcada para o dia 3 de março, data de encerramento da Festa da Uva, na Rua Sinimbu, em frente à Catedral.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais