Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Projeto da Bênção na Praça é aprovado no Legislativo

por Clayton Camargo

A matéria partiu do vereador Velocino Uez/PDT e segue para sanção ou veto do prefeito Daniel Guerra/Republicanos

Foto: Divulgação

O projeto de lei (PL) 240/2017, que pretende instituir em Caxias do Sul o evento "Bênção na Praça", foi aprovado por unanimidade no Legislativo, na sessão desta terça-feira (22/10). A matéria é assinada pelo vereador Velocino Uez/PDT e, agora, será encaminhada para sanção ou veto do poder Executivo.

Pela proposta – que contém substitutivo (SB-1/2019), o qual foi acolhido pelo plenário e suprime do texto o termo “religioso” –, o evento será realizado anualmente na Praça Dante Alighieri, no mês de dezembro, nas semanas que antecedem o Natal. A matéria diz que a coordenação da "Bênção na Praça" será de responsabilidade dos Freis Capuchinhos.

Na exposição de motivos, Velocino explica que a iniciativa dos frades nasceu em 2003. Inicialmente, de uma atitude do então frei Irineu Costella e, depois, assumida pelo frei Renato Zanolla (falecido em 2013), que, no dia 18 de dezembro daquele ano, decidiu colocar o hábito e ir à Praça com o intuito de dizer algo ou dar uma bênção para quem o procurasse. 

O pedetista ressalta que o evento geralmente reúne cerca de 20 freis, que se colocam em vários pontos da praça onde as pessoas formam filas para receberem as bênçãos.

Durante a plenária de hoje, Velocino disse que uma bênção sempre faz bem às pessoas, independentemente da crença que tenham. Também pedetista, Rafael Bueno avaliou o projeto como simples e de valor. Ao mesmo tempo, criticou o prefeito Daniel Guerra/Republicanos, por não ter permitido que os frades promovessem a tradicional bênção na praça, levando-os a realizarem na Igreja Imaculada Conceição, no bairro Rio Branco, e na Catedral, no Centro.  Será no dia 11 de dezembro. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais