Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

68% dos gaúchos foram impactados economicamente pela pandemia, revela pesquisa

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Encomendado pela Assembleia Legislativa, estudo apontou que a população mais pobre foi a mais impactada pela perda de renda nos últimos meses

Foto: Divulgação / Joel Vargas

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL-RS) apresentou nesta quarta-feira (22) o resultado de uma pesquisa que buscou identificar os impactos da pandemia de Covid-19 na condição socioeconômica dos gaúchos. O estudo demonstrou que 45% dos habitantes do estado estão vivendo com menos da metade da renda que tinham antes da pandemia. O levantamento realizado pelo Instituto Pesquisas de Opinião (IPO) ouviu 1.500 pessoas, entre 28 de agosto e 03 de setembro deste ano, em todas as regiões do Rio Grande do Sul. O objetivo da pesquisa é identificar as principais demandas dos cidadãos e subsidiar a AL-RS na proposição de políticas públicas de combate à desigualdade social.

A apresentação dos resultados foi feita pela cientista social e política, diretora do IPO, Elis Radmann. O estudo trouxe que 30% dos gaúchos tiveram pouco ou nenhum impacto na renda durante a pandemia, sendo que este público foi encontrado com mais frequência no interior e em pequenas cidades. Já, nos grandes centros, a questão financeira teve piora para mais de 68% da população.

Elis também salientou que, para as famílias mais pobres, a perda de renda foi maior, enquanto que a população mais rica sentiu menos impacto nas finanças. O estudo mapeou, ainda, que 26% dos entrevistados precisaram de ajuda para comprar comida durante a pandemia, enquanto 35% alegaram que tiveram alguma vulnerabilidade, para além da dificuldade de garantir a alimentação.

A pesquisa também questionou os entrevistados sobre a crença na melhora da situação do estado e de suas próprias famílias nos próximos 12 meses. Mais de 50% responderam que apostam em uma melhora, principalmente, por conta do avanço da vacinação.

Os entrevistados também foram questionados sobre aspectos relacionados à educação. Pelo menos 15,6% alegaram que não conseguiram mais arcar com os custos ou tiveram que trancar o curso do Ensino Superior por motivos relacionados à perda de renda. Ainda relacionado a este aspecto, 96% dos gaúchos afirmaram que o governo estadual deveria investir em políticas públicas para oferecer bolsas de estudo para a população mais vulnerável.

A pesquisa é a terceira promovida pelo Parlamento gaúcho e integra a programação do projeto “O RS PÓS-PANDEMIA”.  Entre as principais conclusões da pesquisa está a percepção da população sobre a necessidade de que o Poder Público invista em assistência social, na educação básica e no suporte para que mais pessoas possam frequentar o Ensino Superior como mecanismos para combater a desigualdade social.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais