Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Marau deverá licitar transporte coletivo após conclusão do Plano de Mobilidade Urbana

Baixar Áudio por Ana Lúcia Jacomini

Se preferir, ouça no player de áudio

Imagem Ilustrativa
Foto: Reprodução/Canva

Marau deverá realizar, pela primeira vez, uma licitação para definir a empresa responsável pelo transporte coletivo urbano. O edital será elaborado após a conclusão do Plano de Mobilidade Urbana, prevista para setembro, quando o município terá em mãos os estudos técnicos que irão definir as características da futura concessão. A informação foi confirmada pela prefeita Naura Bordignon em entrevista à Tua Rádio Alvorada.

Segundo ela, atualmente o município não possui uma concessão formal do transporte coletivo. Atualmente, o serviço é prestado pela empresa Marisul por meio de uma concessão precária - termo jurídico que significa sem um contrato de concessão formalizado por meio de licitação. Conforme Naura, o estudo em andamento será fundamental para definir aspectos como quantidade de linhas, horários, características da frota e demais exigências que integrarão o processo licitatório.

"Quando você faz um edital, poderão participar outras empresas, mas elas terão que atender aos requisitos estabelecidos pelo município. Tudo isso depende das informações que estamos levantando neste estudo", explicou.A prefeita ressaltou que a futura concessão será construída a partir das informações técnicas e também da escuta da população que utiliza o transporte coletivo. Somente após essa etapa será possível definir o modelo do serviço e calcular o valor da tarifa.

Naura afirmou ainda que a intenção da administração é, posteriormente, avançar na discussão sobre um subsídio parcial ao transporte coletivo, a exemplo do que já ocorre em outros municípios gaúchos. Com a conclusão do Plano de Mobilidade Urbana, a Prefeitura pretende dar início ao processo de licitação para a concessão do serviço. "Será aberto o processo de licitação para que a empresa local (Marisul) e outras eventualmente interessadas possam participar e apresentar propostas alinhadas às necessidades do município", concluiu a prefeita.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais