Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Tornado provoca destruição e mortes em Xanxerê-SC

De Olho No Tempo Meteorologia

A Defesa Civil informa que moradores avistaram o funil de ventos avançando sobre casas no início da tarde, que logo em seguida ficaram completamente destruídas

Foto: Flávio Carvalho - Reprodução/Simepar

A passagem de um tornado sobre o perímetro urbano e parte da área rural do município de Xanxerê, no oeste de Santa Catarina, na tarde desta segunda-feira, 20, deixou um rastro de destruição.

A Defesa Civil informa que moradores avistaram o funil de ventos avançando sobre casas no início da tarde, que logo em seguida ficaram completamente destruídas. O ginásio de esportes da cidade não suportou o vento forte e desabou. Um vídeo amador divulgado em redes sociais confirmou a passagem do funil de ventos, grande por sinal, pela cidade.

Em pelo menos cinco bairros, centenas de casas foram danificadas, algumas completamente destruídas. O tornado provocou cortes nos serviços de telefonia, internet e energia elétrica. A energia, inclusive, foi interrompida para mais de 150 mil unidades consumidoras de boa parte do oeste catarinense devido ao rompimento de linhas de transmissão.

O relatório preliminar divulgado pela Defesa Civil informou que entre 40% e 50% do perímetro urbano foi destruído pelo tornado. O número de vítimas que sofreram ferimentos com escoriações e os desabamentos dos imóveis chegou a 70. Pelo menos duas pessoas morreram em virtude do tornado. O fenômeno durou apenas dois minutos ao tocar o solo. Carros foram arremessados à distância pelo turbilhão de ventos e até uma casa inteira foi arastada para o meio da rua.

Na estação meteorológica automática mantida pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no município, a rajada máxima de vento chegou a 23,3 metros por segundo, o que equivale a 83,8 km/h. Ainda houve registro de 41,4 milímetros de precipitação. Vale lembrar que a estação está instalada fora do perímetro urbano, porém, em uma área não afetada pelo tornado. Os danos mostrados nas imagens condizem com um tornado de categoria EF2, cujos ventos variam entre 181 e 252 km/h, mas somente a Defesa Civil ao final dará o dado oficial mediante levantamentos de dados.

Acompanhe, em áudio, a entrevista do repórter da Rádio Chapecó-SC Fabio Schardong concedida ao jornalista Evandro Fontana durante o Programa Acontece da São Francisco SAT de Caxias do Sul.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais