Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Subprefeito de Vila Oliva relata o temor de moradores após temporal atingir o distrito, em Caxias

por Daniel Lucas Rodrigues

O distrito de Santa Lúcia do Piaí e o bairro Galópolis também foram afetados pela chuva de granizo e vento forte

Foto: Ederson de Oliveira/Divulgação

Os distritos de Santa Lúcia do Piaí e de Vila Oliva foram atingidos por um forte temporal na manhã desta segunda-feira (20/09), em Caxias do Sul. Moradores relataram que houve uma chuva de granizo, acompanhada de um tornado. Perto de 20 casas foram destelhadas em Santa Lúcia e 30 em Vila Oliva. Há registros de agricultores que tiveram suas plantações destruídas. Estradas foram bloqueadas por causa do fenômeno.

Em entrevista para a Tua Rádio São Francisco, o subprefeito de Vila Oliva, Tamiel Bergamin, conta que estava fora do distrito, mas que recebeu uma ligação do pai preocupado com a situação. Segundo ele, houve uma mudança repentina no tempo, iniciando com o céu nublado, seguido por chuva e vento forte, bem similar ao temporal que atingiu a região em 2017. O relato é de que o fenômeno durou de cinco a 10 minutos e os moradores estavam nervosos com a situação. Em Santa Lúcia, o centro comunitário, o salão paroquial, o aviário e a escola também sofreram danos. Conforme a Prefeitura, eles receberam as informações da ocorrência por volta das 7h.

Além da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp), a Prefeitura está no local com equipes da Habitação, Defesa Civil, Guarda Municipal, Agricultura, FAS, Urbanismo e SAMAE. Os Bombeiros e a RGE também estão com equipes no local. Após passar o temporal, Bergamin fala que foi utilizado todo o maquinário disponível para desobstruir estradas e auxiliar as famílias. Ele teria ligado para o Executivo municipal, pedindo reforço. Foram distribuídas lonas aos moradores com as residências atingidas. Ele acredita que vai demorar de 2 a 3 semanas para reparar os estragos. A parte da limpeza será a mais difícil, pois, além das casas, os agricultores também foram prejudicados com o temporal. Até o momento, há falta de energia elétrica.

Bergamin diz que as famílias necessitam de ajuda. Alimentos, colchão e roupas são os itens mais pedidos pela comunidade. Para colaborar é só ligar no telefone da subprefeitura de Vila Oliva, pelo (54) 3901.1187, ou pelo celular do subprefeito, o (54) 9.9994-8803.

O bairro Galópolis também foi afetado. O temporal arrancou galhos e árvores, que obstruíram temporariamente algumas vias.

Clique AQUI e confira a entrevista completa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais