Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Iniciam as articulações locais para execução do Inova RS

por Ana Lúcia Jacomini

Evento, chamado Marco Zero, aconteceu nesta quinta-feira na Universidade de Passo Fundo

Foto: Divulgação/UPF

Transformar ideias, pesquisas e resultados tecnológicos em riquezas e negócios. Essa é a estratégia para que, em 2030, o Rio Grande do Sul seja referência global em inovação como estratégia de desenvolvimento local. Para alcançar esses resultados, o conhecimento será a principal ferramenta do programa Inova RS, do Governo do Rio Grande do Sul, lançado em agosto e que teve como início das articulações o evento Marco Zero da região Produção e Norte, realizado na Universidade de Passo Fundo, nesta quinta-feira, 19/09.

O Inova RS é um programa gaúcho de articulação entre governo, universidades, empresas e sociedade, chamado de quádrupla hélice, que propõe pactuações locais de inovação em diversas regiões do estado. O programa estimulará o investimento em inovação tecnológica para potencializar o crescimento do estado e para torná-lo um lugar capaz de gerar, reter e atrair empreendedores, negócios e investimentos intensivos em conhecimento.

“Na região, temos inúmeras instituições de ensino superior que geram conhecimento. A economia do século XXI é baseada no conhecimento, portanto, o maior valor é a capacidade intelectual que as pessoas têm de transformar suas ideias, pesquisas e resultados tecnológicos em riqueza e empreendimentos para as regiões onde vivem. Esse projeto coloca a inovação e o conhecimento no centro da estratégia de desenvolvimento das regiões e do estado”, destacou o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Luís da Cunha Lamb.

Entre as próximas tarefas na região estão a formação dos comitês estratégico e técnico, o mapeamento do ecossistema regional de inovação, a articulação dos atores relevantes da região, a apresentação e definição dos projetos prioritários, dos responsáveis e dos parceiros, a implementação e o acompanhamento dos projetos e do evento anual de avaliação. O potencial de inovação das regiões Norte e Produção contribuiu para que essas regiões fossem contempladas no mapa do Programa Inova RS.

O projeto Inova RS contempla ainda as regiões Metropolitana e Litoral Norte; Sul; Fronteira Oeste e Campanha; Central; Noroeste e Missões; Serra e Hortênsias; Região dos Vales.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais